Postado em 16 de Novembro às 08h18

Vereador Inácio pede revisão do Plano Diretor do município

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina O vereador e presidente do Poder Legislativo Xaxinense, Inácio Luiz Bracht, apresentou requerimento na reunião ordinária realizada na quarta-feira, 13,...

O vereador e presidente do Poder Legislativo Xaxinense, Inácio Luiz Bracht, apresentou requerimento na reunião ordinária realizada na quarta-feira, 13, para que se envie expediente à administração municipal, solicitando que seja criada uma Comissão para discussão do Plano Diretor do município e se necessário realização de Audiência Pública para realizar debates e aprimoramento do Plano Diretor do município de Xaxim.

Bracht destacou que há muitas situações defasadas e que precisam ser adequadas às atuais necessidades haja vista que a última revisão aconteceu há cinco anos. Inácio pede inclusive, que participem da Comissão membros da CDL- Câmara de Dirigentes Lojistas, ACIAX- Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Xaxim e ATRAX- Associação dos Transportadores de Carga de Xaxim, além de engenheiros, empresas construtoras, empresários, lideranças do município e demais interessados.

Valorização das empresas

O presidente também destacou que é preciso valorizar cada empresa que está instalada no município, isso é necessário e dar atenção especial e total, pois, são as empresas que proporcionam emprego e renda e arrecadação para o município. Seja pequena, grande ou microempresa, ou mesmo na informalidade, precisa-se valorizar e dar atenção especial a todos.

Falou-se muito sobre a Rodoil, mas, dar incentivo fiscal às empresas existentes aqui de Xaxim conforme as leis vigentes do município, como a Lei 4003 e 4004, ambas de 2014, dentre outras existentes. Dizer que é necessário fazer valer para todas as empresas o direito do princípio a isonomia empresarial, ou seja, todas as empresas têm o mesmo direito, e, se as pequenas e micro empresas não tiverem direito pela lei atual da isonomia, que se crie alternativas e oportunidades de crescimento, se possível com doação de terrenos ou outros incentivos.

Temos muitas empresas instaladas em Xaxim que necessitariam de terrenos maiores para ampliar sua produção para gerar mais empregos e renda, e com isso, melhorar a arrecadação para o município. Estudos precisam ser feitos nesse sentido para que as empresas não saiam de Xaxim para se instalar em outros municípios, onde recebem muito mais incentivos.

O vereador sugere a criação de uma Secretaria de Industria e Comércio, ou então, nomear alguém responsável com competência e responsabilidade em condições de ouvir todos os interessados e colocar em prática de uma vez por todas, todas as formas de incentivo possível às empresas.

Disponibilizar também serviço de apoio a micro e pequenas empresas através de Programas de Inventivo para empreendedores, oportunizando às pessoas a saírem da informalidade a fim de promover o crescimento nos negócios gerando mais renda familiar e consequentemente retorno econômico ao município. 

    Veja também

    Prefeito de Abelardo Luz tira férias e transmite o cargo 11/01 O prefeito Wilamir Domingos Cavassini estará de férias nos próximos 15 dias e passou o comando do Executivo Municipal ao vice-prefeito Jorge Luiz Piccinin. ...
    Moro se licencia do cargo para período de férias08/07 Foto: Fábio Rodrigues Pozzebon/Agência Brasil Na próxima semana, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, tira licença não remunerada do cargo para tratar de assuntos particulares. A......

    Voltar para Política