Postado em 26 de Junho às 08h15

Remuneração de professores brasileiros está entre as piores do mundo

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Foto: Arquivo/Agência Alesc A deputada Luciane Carminatti (PT - SC), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc, lamentou...

Foto: Arquivo/Agência Alesc

A deputada Luciane Carminatti (PT - SC), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc, lamentou os resultados do Anuário da Educação, divulgados nesta terça. Para a parlamentar, o raio-x sobre a educação apresenta “quadro nada saudável para o paciente, que exige intervenção ‘cirúrgica’”.
Segundo ela, o anuário apontou que a remuneração dos professores brasileiros está entre as piores do mundo. Além disso, de cada 10 professores do ensino fundamental, quatro não têm formação adequada ao que ensina.
Outro dado preocupante, de acordo com Luciane, é que 43% dos municípios gastam menos que o mínimo satisfatório em educação. “E ainda há quem diga que o problema da educação não está na falta de recursos”, disse. “É um equívoco achar que o Brasil tem dinheiro demais investido em educação.”
A parlamentar criticou quem defenda a redução nos investimentos na área. “Na educação, se houver ruptura, se não houver continuidade, não se constrói uma nação com acesso à educação de qualidade. E os dados apontam que o Brasil está regredindo nos investimentos em educação.”

Veja também

Atos em várias cidades pedem manutenção de verbas para universidades15/05 Em diversas cidades brasileiras, estudantes, trabalhadores da educação e sindicalistas se mobilizam hoje (15) para protestar contra o bloqueio de verbas das universidades públicas e de institutos federais. Convocados por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), os atos também......

Voltar para Política