Postado em 21 de Março às 10h08

Presidente da AMAI participa de reunião com o Governador Carlos Moisés

O governador Carlos Moisés aproveitou o encontro e anunciou o pagamento de 108 convênios de obras finalizadas, em andamento ou paralisadas, somando aproximadamente R$ 65 milhões. 

Florianópolis - A Prefeita de São Domingos e Presidente da AMAI, Eliéze Comachio participou juntamente com os demais Presidentes de Associações de Municípios de Santa Catarina, 1º Encontro de Articulação entre Estado e Municípios realizado em Florianópolis, com a presença do Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva. 

Todos os Presidentes das Associações tiveram a oportunidade de se manifestar. Eliéze comentou sobre a importância de um diálogo aberto entre Estado e Municípios e apresentou pleitos da região da AMAI, como o não fechamento das gerências de saúde e educação de Xanxerê.

A Presidente falou ainda sobre a necessidade de estabelecer algum modelo de cooperação entre os Entes para a manutenção das estradas não pavimentadas estadualizas que acabam sendo atendidas pelos municípios e também da revitalização das vias já pavimentadas.

“A agricultura é a base econômica da região da AMAI, precisamos de estradas de qualidade para que a produção possa ser escoada”, explicou Eliéze.

O governador Carlos Moisés aproveitou o encontro e anunciou o pagamento de 108 convênios de obras finalizadas, em andamento ou paralisadas, somando aproximadamente R$ 65 milhões. A previsão é que todos os convênios sejam honrados até julho deste ano.

Também foi firmada parceria entre o Governo do Estado e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que permitirá a criação de Núcleos de Gestão de Convênios (NGC) em todas as regiões de Santa Catarina. Essas estruturas farão o gerenciamento de convênios novos e antigos celebrados entre Estado e Prefeituras.

Os NGCs são uma proposta feita pela Casa Civil durante o 1º Encontro de “Acredito que é um momento muito importante para criar e fortalecer esse elo entre os prefeitos e a gestão estadual, a fim de atender os municípios da melhor forma possível”, disse o governador. Os núcleos, vinculados à Secretaria da Casa Civil, contarão com servidores efetivos estaduais e funcionarão dentro das associações, a exemplo do que já é realizado na região da Grande Florianópolis. 

Veja também

Voltar para Política