Postado em 02 de Agosto às 09h49

Governo Federal lança Programa Médicos pelo Brasil

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Para ampliar o número de serviços médicos nos locais onde mais se precisa, o Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (1º/8), o Programa...

Para ampliar o número de serviços médicos nos locais onde mais se precisa, o Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (1º/8), o Programa Médicos pelo Brasil. A ação vai expandir, em cerca de sete mil vagas, a oferta de médicos em municípios onde faltam profissionais. Ao todo, serão 18 mil postos de trabalho, sendo cerca de 13 mil em municípios que têm dificuldades de contratar esses profissionais. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, além de formar especialistas em Medicina de Família e Comunidade, o Programa Médicos pelo Brasil vai substituir o Mais Médicos sem deixar a população desamparada.

“Durante um tempo nós vamos ter uma sobreposição, nós vamos conviver com o programa anterior e o programa novo, porque eu não vou anular a lei anterior de uma vez senão eu poderia criar um vazio até se fazer todo o processo seletivo. Então a gente vai coexistir. A partir do momento que a gente vai lotando as pessoas com vínculo qualificado, por mérito, por classificação, que elas vão entrando nessas comunidades, a gente vai gradativamente desligando o vínculo anterior”.

O Governo Federal vai priorizar a participação de municípios em regiões carentes. Por isso, adotou a metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseada em estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que classifica as cidades em espaços rurais e urbanos. Assim, os municípios foram divididos em cinco categorias: rurais remotos, rurais adjacentes, intermediários remotos, intermediários adjacentes e urbanos. O programa vai priorizar os municípios rurais remotos, rurais adjacentes e intermediários remotos, que concentram mais de mil cidades.

Veja também

Bolsonaro sanciona lei de criação da Empresa Simples de Crédito25/04 Foto: Valter Campanatto/Agência Brasil O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje (24), em cerimônia no Palácio do Planalto, a lei que cria a Empresa Simples de Crédito (ESC). A tramitação do projeto no Congresso......

Voltar para Política