Postado em 05 de Julho às 17h07

Governo do Estado e Fórum Parlamentar Catarinense discutem demandas da região Oeste

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Foto: Elisabety Borghelotti / GVG A vice-governadora Daniela Reinehr e o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de...

Foto: Elisabety Borghelotti / GVG

A vice-governadora Daniela Reinehr e o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa, participaram em Chapecó, nesta sexta-feira, 5, da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense. Os temas centrais debatidos foram as demandas na área de infraestrutura e também do agronegócio na região Oeste.

Em sua fala para os deputados e senadores catarinenses, a vice-governadora destacou a importância do trabalho integrado do poder público, iniciativa privada e lideranças para buscar o desenvolvimento da região Oeste. “Temos falado muito em união de esforços para tudo o que for bom e viável para o desenvolvimento do nosso Estado. E eu acredito que isso é uma prática que tem sido feita por todos que estão aqui. Temos agora um grande desafio: um plano estadual de desenvolvimento econômico e logístico. Devemos focar os nossos esforços para que isso aconteça e saia do papel”, disse Daniela.

A vice-governadora falou ainda sobre a necessidade de aproximar o Oeste do restante do Estado por meio da melhoria na infraestrutura, utilizando, inclusive, outros modais de transporte para trazer mais competitividade à produção agropecuária. “Temos um modelo de agronegócio reconhecido em todo o país, com resultados muito expressivos em nível nacional. Mas para mantermos essa importância, precisamos da ajuda do Governo Federal. Santa Catarina tem que estar no plano de logística nacional”.

Agronegócio

Com um agronegócio forte e baseado na agricultura familiar, Santa Catarina se tornou referência na produção agropecuária. O secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa apresentou à bancada catarinense os maiores gargalos do setor produtivo, principalmente em relação ao abastecimento de milho e questões ligadas à defesa agropecuária.

“Precisamos do apoio em Brasília. Mostramos aos deputados algumas questões que são fundamentais para o desenvolvimento da região, como por exemplo, a Rota do Milho e as demandas para aduana em Dionísio Cerqueira”, ressaltou.

O secretário pediu apoio às lideranças para que atuem junto ao Governo Federal e busquem atender as demandas de Santa Catarina. “Pensamos em um Governo de resultados e para isso todas as esferas devem estar unidas. Trabalhamos para a sociedade e buscamos o que é o melhor para todos”.

No encontro, também estiveram presentes o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ronaldo Carioni Barbosa, e o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Túlio Tavares.

Veja também

Voltar para Política