Postado em 04 de Abril às 09h39

FECAM mobiliza prefeitos para seminário do TCE/SC sobre o futuro dos municípios

A pesquisa vem sendo divulgada desde o início do ano, causando preocupação nas administrações públicas de todo o Estado, em especial aos pequenos municípios.

Florianópolis - A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) mobiliza os prefeitos para que participem do “Seminário: Federalismo e o Papel dos Municípios”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC). O evento será realizado nesta quinta-feira (4/4), na sede do TCE em Florianópolis, com a presença do presidente do TCE/SC, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e o presidente da OAB, Rafael Horn. 

A Federação chama os prefeitos de todo o Estado, para aprofundarem o debate sobre o estudo feito pelo Tribunal de Contas que aponta as dificuldades econômico-financeiras de municípios pequenos, com até 5 mil habitantes, recomendando que o poder público incentive a fusão.

A pesquisa vem sendo divulgada desde o início do ano, causando preocupação nas administrações públicas de todo o Estado, em especial aos pequenos municípios. A partir de então, alguns encontros e reuniões foram promovidos entre FECAM e Tribunal de Contas. De prático, o Tribunal de Contas reforçou a necessidade de promover seminários e lançar o debate junto ao poder público e sociedade sobre a manutenção dos pequenos municípios e a preocupação com as futuras emancipações. 

Ponticelli destaca que a FECAM participará do debate com responsabilidade, mobilizando os prefeitos e gestores. “Somente a análise da quantidade mínima de habitantes ou da receita e despesa não são suficientes para considerar extinção ou fusão de pequenos municípios. Temos um conjunto de questões culturais, históricas, de autoestima, de distância, de plebiscito que devemos considerar e isso estará em pauta”, acrescentou.

Ponticelli participará do painel “Desafios na gestão municipalista: aspectos políticos e administrativos concretos sobre o governo das cidades”, às 14 horas.

Veja também

Bolsonaro: sem reforma, faltará dinheiro para salários em 202420/05 O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebe a Medalha do Mérito Industrial na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). - Fernando Frazão/Agência Brasil O presidente Jair Bolsonaro......
Vereador Curtarelli (MDB) se licencia por 30 dias. Ari Andolfatto assume03/06 O Mês de junho inicia com troca de cadeiras no Legislativo Xaxinense. Ledinho Curtarelli, vereador pelo MDB, se licencia do cargo pelo período de 30 dias. No lugar dele, assume pela segunda vez, nesta legislatura o suplente da sigla, Ari......

Voltar para Política