Postado em 16 de Novembro de 2019 às 08h27

Xaxim recebe Seminário Regional sobre Autonomia Financeira das Mulheres

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Um ciclo de seminários promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina pretende levar a todas as regiões do estado e aproximar da realidade local o debate...

Um ciclo de seminários promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina pretende levar a todas as regiões do estado e aproximar da realidade local o debate sobre a autonomia das mulheres e ações concretas no combate a todas as formas de violência. A iniciativa é da Bancada Feminina em parceria com o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e realização da Escola do Legislativo, a partir de proposição da deputada estadual Luciane Carminatti (PT).

Assim, na sexta-feira (22), ocorre no Salão Comunitário da Praça/Igreja Matriz o Seminário Regional “Autonomia financeira das mulheres do campo e da cidade e o enfrentamento à violência", das 13h às 17h. A entrada é gratuita, as inscrições podem ser feitas no local e será fornecido certificado de participação via Escola do Legislativo. O objetivo do encontro é discutir políticas públicas e a importância da autonomia financeira para enfrentar situações de violência, além de cobrar medidas efetivas do governo estadual.

Para isso, o Seminário deve reunir homens e mulheres de diferentes gerações e vivências, do campo e da cidade, agentes do poder público, entidades, movimentos sociais e turmas de escolas para palestras, mesa redondas e divulgação de experiências regionais.

Proponente deste ciclo de seminários, a deputada Luciane relembra os primeiros passos, ainda em 2017. “Naquele ano, a nossa primeira edição de debates em parceria com o MMC abordou a necessidade de reconhecer e denunciar a violência contra a mulher. Neste segundo momento, queremos ir além e ressaltar a emancipação econômica enquanto instrumento fundamental para combater a violência”.

Em Xaxim, o debate conta com a parceria da Prefeitura e do Poder Legislativo Municipal, além da Paróquia São Luiz Gonzaga, Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Lions e Rotary Club Xaxim. Tendo início com apresentação cultural e mesa de autoridades, a programação conta com palestra sobre “Cultura patriarcal, relações de gênero e violência”, com a professora da Unochapecó e Doutora em Antropologia (UFRJ), Arlene Henk.

Em seguida, uma mesa-redonda sobre “Como promover a autonomia econômica das mulheres no campo e na cidade”, com as expositoras Lurdes Bodanese, Tereza dos Santos, Letícia Scheibel e Vanice Barizon Hammerick, e a mediação da pedagoga e camponesa Justina Cima (MMC). Ao final do encontro, será formado um grupo de trabalho, para acompanhamento permanente das ações propostas. Ao longo do dia, o espaço também receberá uma mostra de produtos e artesanatos confeccionados por grupos de mulheres.



Este ciclo teve início em setembro e, na região Oeste, já chegou a Seara, Palma Sola e Descanso. Além de Xaxim, também será realizada uma etapa em Chapecó, no dia 25 de novembro. 

    Veja também

    Polícia Civil prende homem de 24 anos por tráfico de drogas em Xanxerê24/04/19 A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Xanxere (DIC/ FRON ) com o apoio da Comarca de Xanxere, prendeu na tarde desta terça feira (23) P.S.. de 24 anos, no Bairro Sao Romeiro em flagrante por tráfico de drogas. Após os procedimentos de Polícia Judiciária, o preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Xanxere, estando......
    Seis pessoas morrem em acidente na BR-386, em Soledade - RS30/08/19 Foto: Adroaldo Muller / Rádio Soledade Seis pessoas da mesma família morreram em uma colisão frontal envolvendo dois carros na BR-386 na madrugada desta sexta-feira (30). O acidente foi por volta das 4h15min, no km 236 da rodovia, no......

    Voltar para Polícia