Postado em 05 de Dezembro de 2018 às 13h40

Policial de Xanxerê ministra treinamento em Umuarama

Cabo Edemar Luiz da Silva é representante Nacional do Cão Funcional.

POR: CRISTIANE ALINE


Xanxerê –
Durante três dias o Cabo da Policia Militar de Santa Catarina, Edemar Luiz da Silva ministrou para cerca de 50 policiais do Paraná técnicas de busca e resgate com cães. O cronograma fez parte do Primeiro Seminário Cinotécnico do 25º Batalhão de Policia Militar em Umuarama-PR, que reuniu profissionais de canis de todo o Estado, Bope e Canil Central em Curitiba.


O conteúdo, segundo Edemar foi dividido em dois temas, ele ministrou sobre busca e captura de pessoas com cães, e o capitão Sirio da PM de São Paulo, ministrou sobre detecção de entorpecentes. O cão Thor também participou do Seminário. “Trabalhamos juntos e realizamos treinamento na prática para repassar o conhecimento aos policiais do Paraná”.


Além do conteúdo, Edemar que é representante do Conselho Brasileiro do Cão Funcional, realizou como avaliador, provas de certificação do cão funcional de trilha, de busca de pessoas e também de detecção. Foram certificados onze cães, nove em detecção, um em busca de pessoas e um em trilha.


Esta foi a primeira vez que Edemar aplicou provas sozinho, depois que foi nomeado pela CBKC, e conta que a experiência foi totalmente gratificante, devido à possibilidade de entregar à sociedade cães mais preparados e condutores mais capacitados.


“Foi praticamente uma semana de curso, com policiais que abdicaram deste tempo pessoal e da família para se especializar, tive a honra de ser instrutor, mas também adquirimos muito conhecimento pela troca de experiências. A qualidade dos cães lá também surpreendeu, se saíram muito bem. Tanto em SC quanto no Paraná a sociedade pode ficar tranquila porque tem ótimos cães trabalhando por eles na rua”, finaliza.

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL EDEMAR

Veja também

PM de Xanxerê faz alerta sobre suposto homem que estaria atacando mulheres18/10/19 A Polícia Militar vem por meio desta nota, esclarecer algumas informações que tem levado pânico a população xanxerense. A informação de que há um homem atacando mulheres nas ruas da cidade; nos últimos dias a central de emergências,190, recebeu duas solicitações de ocorrências informado que um homem estaria seguindo ou......
PRF apreende 12.500 maços de cigarros contrabandeados em Chapecó30/04/19 Policiais rodoviários federais que atuam na Operação Lábaro apreenderam na manhã de hoje (terça), na BR 282 em Chapecó, cerca de 12.500 maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. Um rapaz de 19 anos......

Voltar para Polícia