Caps de Xaxim realiza atividades em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Por Portal DX 10/09/2018 - 16:52 hs

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio e, em alusão à data, o Governo de Xaxim por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realiza nesta segunda-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a entrega de folders informativo e orientações à comunidade na Praça Frei Bruno, inclusive, com a colaboração dos pacientes.

De acordo a Assistente Social e Coordenadora do Caps, Cleri Tereza Sotilli, o Setembro Amarelo é uma campanha que iniciou no Brasil em 2015 e visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. “O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o suicídio é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que são identificadas”, destacou.

Ainda conforme Cleri, “a Organização Mundial da Saúde estima que 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil e as situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão ou consumo de drogas, entre outros fatores. Assim, nós do Caps em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvemos diversas atividades relacionadas que se intensificam ainda mais neste mês alusivo ao tema. Por isso, as unidades de Saúde tiveram seus murais decorados com informações referentes à campanha, distribuímos panfletos, decoramos a Praça Frei Bruno e realizamos entrevistas nos meios de comunicação”.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, que esteve na Praça Frei Bruno na manhã de hoje e acompanhou o trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais e pacientes do Caps, “é preciso ajudar a salvar vidas e, nesta luta, a informação e o apoio são fatores determinantes.  O suicídio é considerado um problema de saúde pública e a prevenção não é uma tarefa fácil, mas é possível e nós acreditamos nisso.