Xanxerense recebe moção de congratulações por trabalho em criadouro

Único no Brasil

Por Portal DX 02/03/2018 - 16:46 hs
Foto: ARQUIVO PESSOAL

Xanxerê - Vilson Zarembski largou a profissão e loja de eletrônicos para focar na sua paixão, os animais. A dedicação de mais de 20 anos, foi reconhecida mais uma vez ao receber do município de São José do Rio Pardo em São Paulo uma placa de moção de congratulações.

O criadouro Aves do Paraíso localizado na linha Costa do Irani, interior de Xanxerê, é o único no Brasil com licença para venda de macaco-prego, mas além deste, lá você encontra saguis, papagaios, araras e demais aves silvestres.

Vilson iniciou o trabalho ainda em 1998 com as aves, parou por dois anos, por motivos financeiros, mas o carinho pelos animais era tão grande que a decisão influenciou até emocionalmente e em 2000, após conversa com IBAMA, elaborou projetos que foram aprovados me 2002, possibilitando a continuidade do trabalho, agora com comercialização. 

“Comecei tudo por amor, não estava visando comercial, mas foi acontecendo. Minha primeira venda e a maior foi de nove saguis de uma só vez. Foram para uma agropecuária. Lembro até hoje”.

Vilson tem seis filhos, destes, dois trabalham no criadouro e a mais nova, Alice Izadora de apenas quatro anos é como a garota propaganda da família. Suas fotos com os primatas “correm” pelo país e mundo, divulgando e encantando as pessoas. “Aonde vou comentam da Izadora e de suas fotos com os bichos. Ela ama isso aqui, assim como toda a família”

Para Vilson a moção é mais um reconhecimento da dedicação e amor pelo trabalho que faz. “Me sinto realizado. Sem querer criei fama nacional, nunca imaginei ser o único criador de macaco prego no Brasil. Acredito que foi a época certa de conseguir a liberação e que era pra ser assim”.