Postado em 20 de Novembro às 08h57

Xanxerê tem representante em prêmio estadual de turismo

  • Portal DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina -

Esta é a primeira vez que Xanxerê participa do Prêmio Beto Carreiro, criado em 2008.

Xanxerê – Xanxerê disputa, juntamente com os maiores destaques do turismo catarinense, ao Título Beto Carrero de Excelência no Turismo. O prêmio criado em 2008 homenageia anualmente pessoas e instituições que tenham contribuído de forma relevante para a divulgação e o desenvolvimento da atividade turística em quatro categorias: uma personalidade, um município, um empreendimento e um evento de destaque no turismo catarinense. 

Representando Xanxerê está a empresa Cachaça Refazenda que disputa na categoria empreendimento destaque. Segundo a Diretora do Conselho de Turismo da Região Oeste (Conturoeste) Elisiane Menegolla, o contato se deu através da Santa Catarina Turismo S/A (Santur) que solicitou aos membros dos conselhos de turismo da região a indicação dos pontos e pessoas. 

Da região Oeste foram indicados além de Xanxerê, Ipuaçu como município destaque, devido a cultura indígena que atrai muitos excursionista para fins de estudo e conhecimento. Para a categoria evento a “Efapi 50 anos”, que abriu espaço gratuito aos municípios da região para que apresentassem seus atrativos. E Leonel Pavan como personalidade. “Leonel auxiliou bastante o Conselho de Turismo na Região Oeste, nos auxiliou para que reconstruíssemos a instância, tivemos palestras, capacitações, sabemos que fez o melhor para a região”, comenta Elisiane.

Esta é a primeira vez, desde a criação que Xanxerê participa do prêmio e para Selito Bordin, ter sua empresa lembrada é gratificante.

“É um orgulho de ser lembrado como um estabelecimento envolvido com turismo, pois recebemos com frequência turistas de toda região e estados vizinhos, então é um orgulho para nós. Estamos cadastrados no “TripAdvisor.com” então recebemos vários turistas vindos pela visualização no site” comenta Selito.

O candidatos agora passam por votação popular disponível no site www.turismo.sc.gov.br até dia 03 de dezembro. O mais votado em cada categoria será agraciado com o Título Beto Carrero de Excelência no Turismo. Serão conferidas menções honrosas ao segundo e terceiro candidatos mais votados. Todos serão conhecidos em uma cerimônia para convidados que será realizada no dia 04 de dezembro, no Beto Carrero World, em Penha. 

Elisiane destaca a importância do prêmio para reconhecimento de Xanxerê e empenho em trazer o titulo para a região. “É preciso se empenhar para conseguirmos trazer o prêmio para Xanxerê. A cachaçaria faz parte da rota estadual da cachaça e representa Xanxerê em todo Estado e Brasil. É muito importante que todos votem porque essa é uma excelente oportunidade de valorizarmos nossa região, nossas cidades, nossos produtos. E uma oportunidade ímpar de se fazer conhecer. Votem e estimulem outras pessoas a votarem também”, finaliza.


SOBRE A CACHAÇA REFAZENDA
O nome “Refazenda” significa refazer o que o avô de Selito, o Sr. Luiz Bordin, na década de 50, fazia com maestria numa propriedade rural do interior do Rio Grande do Sul. A produção da Cachaça Refazenda começou em 2001 quando Selito comprou um pequeno e velho alambique, aposentado por um antigo produtor e iniciou a produção depois de algumas leituras sobre o processo de produção de cachaça e orientações obtidas numa unidade de treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste (SC). A produção no primeiro ano chegou a 500 litros. O processo de envelhecimento é realizado em barricas de carvalho escocesas e comercializada desde 2004.

Veja também

Voltar para Geral