Postado em 26 de Abril às 08h07

Vereadores xaxinenses buscam mais informações sobre situação da Dengue no município

Portal DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina O presidente do Poder Legislativo Xaxinense, Inácio Luiz Bracht, juntamente com a vereadora Joseane Sampaio, participaram na tarde desta quinta-feira, 25, da...

O presidente do Poder Legislativo Xaxinense, Inácio Luiz Bracht, juntamente com a vereadora Joseane Sampaio, participaram na tarde desta quinta-feira, 25, da reunião da Sala de Situação da Vigilância Epidemiológica, realizada na Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A reunião acontece mensalmente e o assunto principal em discussão, foi o primeiro caso de dengue confirmado no município De acordo com enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Elisete de Souza, o homem de 41 anos que contraiu a doença, sentiu os primeiros sintomas no município de Penha, SC, depois disso, em virtude do estado avançado da doença, ele foi internado no Hospital Frei Bruno, diminuindo o índice de contaminação.

O procedimento que a Vigilância adotou após a confirmação do caso, foi realizar o mapeamento dos pontos por onde ele passou, e um inseticida foi aplicado para eliminar qualquer provável vestígio da doença. A ação contou com o apoio da Regional de Saúde.

Além disso, o Setor expôs a todos os presentes a situação preocupante que se encontra o município de Xaxim. O município registrou mais de 400 focos de dengue e 74 armadilhas em toda a cidade. Hoje, segundo Elisete, não pode dizer que um bairro possuí mais focos ou menos, pois a infestação é geral em todos os locais.

Sobretudo, a enfermeira colocou a situação de moradores e catadores de lixo, que deixam os materiais depositados nos locais e não têm cuidados para evitar a proliferação do mosquito. O trabalho das agentes de endemias, Vigilância Sanitária e todos os envolvidos está sendo realizado, no entanto, está faltando a conscientização da população frente a situação grave em que o município se encontra.

O presidente do Legislativo Municipal questionou se o município está preparado para enfrentar uma possível epidemia de dengue, em virtude do alto número de focos já registrados. Elisete explicou que nenhum município está preparado para isso, inclusive a população irá pagar uma conta muito alta pela falta de cuidado neste momento.

Na oportunidade, a vereadora Joseane questionou sobre a sugestão para aquisição de um drone para identificar água parada e possíveis pontos de proliferação em prédios e estruturas mais altas. Segundo o secretário de Saúde, Davi Provenzi Machado, está sendo estudada a melhor forma, seja compra do equipamento ou contratação do serviço.

Uma reunião será agendada com o Ministério Público para formalizar o pedido de auxilio em determinadas situações enfrentadas pelos profissionais da saúde. 

Veja também

Modelo mineiro que morreu em desfile será enterrado hoje29/04 Será enterrado às 17h de hoje o corpo do modelo mineiro Tales Cotta, de 25 anos, que morreu no sábado durante os desfiles da São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do Brasil. Tales teve um mal súbito na passarela enquanto desfilava para a grife Ocksa. Ele ainda foi encaminhado para um hospital de São Paulo, mas teve a morte confirmada na unidade de saúde. As......
Pesquisa aponta que 59% dos brasileiros apoiam mudanças na Previdência08/05 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Pesquisa divulgada hoje (8) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 59% dos entrevistados reconhecem que é preciso reformar a Previdência, e que 72% concordam......

Voltar para Geral