Postado em 22 de Julho às 13h58

Usuários dos Postos de Saúde podem ser atendidos no mesmo dia a partir de agosto

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Chega de filas ou agendamentos para o mês seguinte. Com implantação da Estratégia Qualifica Atenção Primária à...

Chega de filas ou agendamentos para o mês seguinte. Com implantação da Estratégia Qualifica Atenção Primária à Saúde APS/SC e implantação do Acesso Avançado nas unidades de saúde de Xanxerê, a meta da Secretaria da Saúde é atender a qualquer cidadão que chega na unidade, preferencialmente no mesmo dia, ou num prazo máximo de 7 dias.
De acordo com a coordenadora da APS, enfermeira Bruna Fiuza de Carvalho, o Acesso Avançado é um método de agendamento que permite maior absorção da demanda espontânea e tem como objetivo “fazer o trabalho de hoje, hoje”. Já implantado em alguns países e no Brasil, tem demonstrado alto índice de sucesso, com aumento do número de atendimentos. “Importante ressaltar que nem sempre a queixa do paciente precisa ser resolvida pelo profissional médico, podendo esta queixa ser resolvida por um dos profissionais da equipe como enfermeiro, técnico de enfermagem ou agente de saúde o que vai agilizar o atendimento a todos que chegarem à unidade. As enfermeiras são capacitadas em sua formação para atendimento clínico aos pacientes. Elas não realizarão consultas médicas, mas sim consultas de enfermagem, que possuem focos diferentes, mas que objetivam o melhor cuidado aos pacientes”, explica.

O que muda com o Acesso Avançado?
- Somente terão agendamentos prévios as gestantes e crianças até dois anos;
- Os demais pacientes serão recebidos pela equipe, ouvidos no acolhimento e ofertado a resolução de sua queixa no menor tempo possível;
- A população não precisa ir antecipadamente à unidade de saúde retirar “fichas” para o atendimento, pois todos que chegarem serão recebidos e acolhidos pela equipe.
- Como não haverá mais a entrega de número de “fichas”, a população precisa procurar a unidade de saúde quando possuir um sintoma, uma queixa real, que não há necessidade de reservar vagas, pois todos os dias haverão atendimentos à população;
A secretária Municipal de Saúde, Irene Goralski, salienta que este é o início do processo que é de grandes mudanças nas unidades e, por isso, conta com a parceria e colaboração da comunidade e usuários da saúde pública. “Precisamos passar por esta fase de mudanças, onde contamos com toda orientação da Secretaria Estadual de Saúde e temos a certeza que os pacientes, toda comunidade vão colher bons frutos com estas alterações, sempre para melhorar o atendimento” disse.



Mudanças no Pronto Atendimento Municipal, agora Centro Integrado de Saúde (CIS)
Diante das mudanças previstas pela Secretaria Municipal de Saúde, o Pronto Atendimento Municipal de Saúde passará a se chamar Centro Integrado de Saúde (CIS) e também terá seu horário de atendimento alterado: de segunda a sexta-feira, e feriados, será das 18h às 23 horas, com atendimento de dois médicos. Nos sábados e domingos, das 13h às 23 horas.
Hoje, o espaço já conta com os atendimentos da Central de Regulação Municipal (agendamento) e o Centro de Especialidades.
“A nossa principal orientação aos pacientes é que devem prioritariamente procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua casa, pois é lá que os mesmos serão acolhidos pela equipe” finaliza Bruna Fiuza de Carvalho, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora de Atenção Primária em Saúde.

Veja também

Mega-Sena sorteia nesta quarta prêmio acumulado de R$ 170 milhões07/05 Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil A Mega-Sena vai sortear nesta quarta-feira (8) o prêmio acumulado de R$ 170 milhões; o maior deste ano. As seis dezenas do concurso 2.149 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. Segundo a Caixa, o......

Voltar para Geral