Postado em 17 de Janeiro às 11h31

Servidores participam de curso de operação de máquinas e conservação de estradas

O objetivo é treinar os operadores para o uso correto das máquinas e seus recursos, bem como instruí-los para a confecção e a manutenção adequada das estradas rurais.

Abelardo Luz - Iniciou na quarta-feira (16) o curso de operação de máquinas e conservação de estradas para servidores da Prefeitura Municipal de Abelardo Luz. O objetivo é treinar os operadores para o uso correto das máquinas e seus recursos, bem como instruí-los para a confecção e a manutenção adequada das estradas rurais.


O treinamento é dividido em aulas teóricas e práticas e será desenvolvido até sexta-feira (18) em parceria com a empresa Centro de Ensino do Transporte (CET) de Chapecó. O público-alvo são operadores de máquinas pesadas, motoristas de caminhão caçamba e motoristas de ônibus do transporte escolar, entre outros servidores.


“Hoje começamos a parte teórica e vamos ter mais dois dias de parte prática onde vamos acompanhar os funcionários com as máquinas fazendo o trabalho geral de uma manutenção correta. As vezes as prefeituras fazem um trabalho meio rápido para "quebrar galho" que poderia ser feito melhor para durar mais tempo. Vamos mostrar o que é possível fazer com menos custos e menos quebras das máquinas”, ressaltou o instrutor e palestrante da CET, Iremar João dos Santos.


No primeiro dia do curso, realizado no Auditório do Centro de Convivência do Idoso do parque de Exposições, foi abordado a parte teórica com explicações sobre as técnicas de operação das máquinas, com dicas para uso de recursos e os cuidados que devem ser tomados para diminuir gastos na manutenção. Além disso, também foram abordados as técnicas de conservação de estradas, seus defeitos e formas de melhorar a drenagem, o revestimento primário, o cascalhamento e a compactação da via.


AULAS PRÁTICAS
Na parte prática do curso, que será realizada no segundo e terceiro dia do curso, na quinta-feira (17) e sexta-feira (18), os participantes deverão ir a campo aprender a como fazer os trabalhos no dia-a-dia a partir das instruções repassadas pelo instrutor dentro das técnicas de engenharia, abertura e manutenção de estradas. “Vamos levar toda a equipe desde o pessoal que tira o cascalho na pedreira, o pessoal que transporta esse cascalho, o pessoal que faz o espalhamento com a patrola e do rolo que faz o acabamento”, comentou Iremar.


O prefeito em exercício Jorge Luiz Piccinin destacou que a capacitação dos servidores faz parte das ações de aprimoramento do trabalho de conservação de máquinas e estradas para o ano de 2019, visando aumentar a vida útil dos maquinários e melhorar a trafegabilidade nas rodovias municipais.


“Há muito tempo que vínhamos pensando em fazer esse curso para os operadores de máquinas e motoristas. Não tenho lembrança se já feito alguma vez, mas tenho certeza que vai ser muito bom para os funcionários que vão aprender a operar corretamente uma máquina e melhorar ainda mais os serviços. São cursos que deveriam acontecer mais vezes porque as máquinas de hoje em dia vem se aperfeiçoando e se renovando ano após ano”, comentou Jorge.

Veja também

65 anos: Governo de Xaxim divulga programação de aniversário11/02 No feriado municipal, 20 de fevereiro, as atividades começam cedo. A partir das 9h será a largada no Desafio Xaxim 65 anos, na Praça Frei Bruno, com prova de caminhada, corrida e ciclismo. ...

Voltar para Geral