Postado em 10 de Maio às 15h00

Saúde de Xanxerê organiza mais um Dia D para comunidade

Portal DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina A Secretaria Municipal de Saúde prepara, para o próximo dia 25 de maio (sábado), mais um Dia D de Saúde. Desta vez, o público-alvo são...

A Secretaria Municipal de Saúde prepara, para o próximo dia 25 de maio (sábado), mais um Dia D de Saúde. Desta vez, o público-alvo são pacientes que não realizaram atendimentos na rede pública há mais de um ano. Para isso, a partir desta segunda (13) até o dia 23, quem desejar marcar consultas pode agendar no posto de saúde de referência, perto da residência.

A secretária Municipal de Saúde, Irene Goralski, esclarece que o agendamento pode ser feito também para familiares, que por ventura não possam comparecer às unidades durante a semana, em razão de trabalho ou outro motivo.

- Todas as unidades de saúde estarão abertas no sábado dia 25 das 7h às 13 horas, para atendimento a esta população específica, que durante a semana não pode estar nos postos. Nosso objetivo é oportunizar a esta parte da comunidade que recebam atendimentos e, principalmente, que cuidem de sua saúde realizando consultas e exames preventivos – comenta.

Atividades para o Dia D de Saúde

- Exames de check-up (colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, glicose, creatinina. Paciente precisar estar em jejum de alimento de 12 horas, podem beber líquidos e manter o uso de medicamentos contínuos normalmente)

- Consultas médicas

- Saúde da mulher

- Saúde do homem (PSA)

- Atendimentos odontológicos (restaurações, profilaxia e aplicação de selante)

- Vacinação

- Orientações em saúde (saneamento básico e zoonoses)

- Oficinas Caps

- Cadastramento das famílias pelas Agentes Comunitárias de Saúde

- Orientações e visitação pelas Agentes de Endemia na ação de combate à dengue



De acordo com a coordenadora do Dia D, a enfermeira Bruna Fiuza de Carvalho, os exames realizados nas unidades durante a ação terão os resultados entre 10 a 15 dias, e serão feitos pelo Laboratório Municipal.

- Nos exames que os resultados indicarem normais, a equipe de cada unidade vai entrar em contato com o pacientes, informando para que sejam retirados. E, os exames com alterações, as consultas médicas serão automaticamente marcadas e, os pacientes avisados por telefone – explica.

 

Veja também

Temporal causa estragos em Ouro Verde18/12/18 Vendaval na tarde desta terça-feira (18) deixou várias residências destelhadas....
Confira as vagas disponíveis de emprego para Chapecó29/04 O Balcão de Empregos de Chapecó realiza na próxima semana diversas entrevistas em caráter emergencial com os interessados em ingressar no mercado de trabalho para vagas específicas. Os interessados devem comparecer na sede......

Voltar para Geral