Postado em 30 de Novembro às 13h51

Projeto Plantão 4 patas do HRSP lança calendário com cães

A ideia é arrecadar recursos para aprimorar ainda mais as atividades.

Xanxerê - O Projeto Plantão 4 Patas, Atividade Assistida por Cães, do Hospital Regional São Paulo (HRSP) inicia neste fim de semana a comercialização de calendários da atividade. O Calendário 2019 do Plantão 4 Patas terá o custo de R$ 10,00 e será lançado no sábado (01), durante o evento “Um dia de Cão”, promovido pelo Corpo de Bombeiros de Xanxerê e parceiros no Estádio Municipal Josué Annoni, a partir das 13 horas.


Além de ser uma boa recordação para os pacientes que já participaram do projeto, a comercialização dos calendários tem o objetivo de aperfeiçoar e melhorar as ações desenvolvidas pelo Plantão 4 patas no HRSP.

“Queremos desenvolver algo aqui, uma vez que não é possível deslocar todos os membros para uma capacitação fora do município. Diante disso, parte do dinheiro arrecadado será investido para trazer uma capacitação para a equipe em 2019. Outra parte da arrecadação será revertida para uma entidade que desenvolva ações de proteção e bem-estar animal no município”, explica a coordenadora do projeto, Liliane Cavasin.


O calendário será temático, para isso os cães que participam do projeto foram fotografados em diferentes temas, que vão desde ações mais descontraídas até ao incentivo a prevenção a saúde. As fotografias foram uma ação voluntária das fotógrafas Hanna Dohl e Lyerce Lima, da Luz de Gaia Fotografia. Já a arte do material foi desenvolvida, também voluntariamente, por William Felipe de Lima Silva, aluno do curso de formação de Bombeiros Militares.


O material contou ainda com o apoio da Ideal Veículos, que patrocinou a impressão do calendário. Foram impressas mil unidades do calendário. Além do evento no sábado (01), o calendário estará disponível para aquisição com os integrantes do projeto, ou na loja Estilo Ideal, na Rua Coronel Passos Maia, em frente ao Clube Xanxerense, no Centro.


Reconhecimento e investimentos em melhorias


O projeto Plantão 4 Patas do HRSP é reconhecido nacionalmente. Equipes de outros hospitais e, até mesmo corporações de bombeiros já participaram de sessões em Xanxerê em busca de inspiração e base para a implantação da Terapia Assistida por Cães nas entidades onde atuam. Além disso, o reconhecimento conquistado proporcionou um maior investimento no projeto por parte do Ministério Público, que deve liberar cerca de R$8 mil para a construção de uma área de banho que será destinada exclusivamente aos cães do Corpo de Bombeiros de Xanxerê.

A construção irá aumentar ainda mais a segurança imunológica dos cães, que não terão contato com outros animais. A sala de banho, com todos os equipamentos necessários, ficará no Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU), em Xanxerê. 

Veja também

Prazo de reformas no Cemitério Municipal encerra dia 2529/10 Xaxim - Com o objetivo de orientar às famílias xaxinenses quanto aos serviços de manutenção e reformas dos túmulos e jazigos de seus entes queridos, o Governo de Xaxim informa que o prazo para estes serviços no Cemitério Municipal Frei Plácido Rohlf se estende até a quinta-feira (25). A orientação do Governo Municipal possui o......

Voltar para Geral