Postado em 15 de Março às 13h54

Programa de Formação de Protetores Ambientais é iniciado em Passos Maia

Projeto será desenvolvido ao longo do ano com alunos da Escola Nossa Senhora Aparecida

Passos Maia - Uma turma de 35 alunos da Escola Nossa Senhora Aparecida vai participar ao longo do ano do Programa de Formação de Protetores Ambientais. A unidade municipal de ensino, no Assentamento Zumbi dos Palmares, interior de Passos Maia, foi selecionada pela proximidade com o Parque Nacional das Araucárias.

Na última segunda-feira, dia 11, uma reunião de lançamento do projeto envolveu alunos e pais na própria instituição de ensino. Cada um dos 35 estudantes selecionados conquistou a vaga por meio de um provão realizado na escola.

Com aulas ministradas por uma equipe de professores da Polícia Militar Ambiental de Concórdia, o curso terá de 180 a 200 horas de duração. As atividades práticas e teóricas vão acontecer todas as quintas-feiras pela manhã, no contraturno escolar. Uma formatura está prevista para o final do ano.

A secretária de Educação de Passos Maia, Juliana Canônica Tirelli, aponta que o município já vinha planejando a implantação do projeto desde o ano passado. Cada participante receberá o material necessário para as atividades. “Os alunos vão ganhar uniforme, bota, moletom, todo o material gratuito”, informa.

A aula inaugural nesta semana foi conduzida pelo subtenente Ivan Carlos Rex Batista e o sargento Luiz Carlos Chaves, ambos da Polícia Militar Ambiental de Concórdia. “O objetivo é capacitar jovens de 12 a 14 anos para o atendimento das demandas da preservação ambiental da localidade onde vivem e da região”, resumiram.

O projeto também é desenvolvido em parceria com o Ministério Público Federal, que repassa recursos para o desenvolvimento das atividades. A administração municipal de Passos Maia ainda apoia com o transporte dos alunos, alimentação e fornecimento do espaço escolar.

Veja também

Voltar para Geral