Postado em 24 de Junho às 08h46

Primeiro Casamento Lixo Zero é realizado em Santa Catarina

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Fotos: Junior Alm Seria possível recepcionar 400 pessoas em uma festa de casamento e não produzir nada de lixo? Parece coisa impossível, mas não...

Fotos: Junior Alm

Seria possível recepcionar 400 pessoas em uma festa de casamento e não produzir nada de lixo? Parece coisa impossível, mas não para o médico veterinário Jankiel Cella e a psicóloga e servidora pública da prefeitura de Chapecó, Vanusa Maggioni. A festa de casamento do casal que reuniu mais de 400 pessoas recebeu o certificado de 1º Casamento Lixo Zero do Estado de Santa Catarina, auditado pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O casamento foi realizado na Linha Fernando Machado no dia 15 de junho e procurou reduzir o máximo a produção de lixo desde a decoração até a alimentação. O trabalho contou com os esforços dos noivos, mas também com a ajuda de todos os fornecedores prestadores de serviço e convidados.
Obter o certificado não é tão fácil, já que é preciso que o casamento seja, pelo menos 90% sustentável, ou seja, apenas 10% do que é produzido pode ser destinado a um aterro sanitário, por exemplo. A noiva Vanusa Maggioni explica que o casal se esforçou para utilizar produtos com possibilidade de reutilização. "Nós dispensamos alguns produtos que poderiam ficar de fora sem comprometer a realização deste dia inesquecível. Desde a decoração como a alimentação, procuramos escolher materiais recicláveis e compostáveis, reduzindo ao máximo a geração de rejeitos/lixo", disse.
Vanusa explica que os resíduos recicláveis gerados no dia foram encaminhados para uma associação de catadores de Chapecó, resultando em renda para essas famílias. "Já os resíduos compostáveis/orgânicos foram encaminhados para uma composteira na casa da vó Anita para que virem um adubo de alta qualidade e entre novamente no ciclo do alimento".


O porquê do casamento Lixo Zero?

Para Vanusa que é servidora pública e trabalha como Coordenadora do Programa Lixo Zero em Chapecó "casamento é um momento de celebrar o amor e para a gente não faz sentido celebrar o amor, ter um momento de extrema felicidade se não tratarmos o Meio Ambiente com o mesmo entusiasmo. Por isso, escolhemos fazer a nossa festa a mais sustentável possível, focando em sermos um casamento lixo zero".

Confira algumas das intervenções feitas pelo casal para reduzir o lixo no casamento.


1. Convite: Foi feito de papel. Mas, ao analisar hoje a situação, poderíamos ter feito apenas digital, evitando a geração de resíduos.
2. Lenços de Lágrimas: foram feitos com Papel Semente, ele possui em sua composição apenas materiais compostáveis e sementes de Camomila, assim puderam levar para suas casas e plantar. Ah, também não foi utilizado cola e sim costura, pois a linha também é compostável.
3. Menu: foi impresso em papel reciclado.
4. Docinhos: não havia forninhas de plásticos e sim de papel manteiga e foi para a compostagem. Os convidados utilizaram cones de papel reciclado para se servirem.
5. Materiais Reutilizáveis: não usamos nada descartável. Escolhemos guardanapos de pano, talheres de louça, copos de vidros, etc.
6. Lembranças: canudinhos de inox, para repensar, recusar e reduzir os canudinhos descartáveis por onde for, e chinelos.
7. Central de resíduos: ficou a disposição para que as pessoas descartarem corretamente seus resíduos.

Para saber mais sobre o casamento Lixo Zero siga @vanusa_maggioni no Instagram

Veja também

Confira as vagas disponíveis de emprego para Chapecó29/04 O Balcão de Empregos de Chapecó realiza na próxima semana diversas entrevistas em caráter emergencial com os interessados em ingressar no mercado de trabalho para vagas específicas. Os interessados devem comparecer na sede......

Voltar para Geral