Postado em 02 de Julho às 10h42

Prefeitura de Cordilheira Alta viabiliza publicação de livros para alunos

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Um projeto inovador da Secretaria Municipal de Educação de Cordilheira Alta, vai possibilitar a todos os alunos da educação infantil até o...

Um projeto inovador da Secretaria Municipal de Educação de Cordilheira Alta, vai possibilitar a todos os alunos da educação infantil até o 5º ano, a oportunidade de publicar um livro. A publicação será custeada pelo governo municipal.
O projeto, nunca antes desenvolvido no município, é uma iniciativa que visa incentivar a leitura e a escrita. Cada aluno escreverá seu livro que depois será disponibilizado gratuitamente em plataforma digital, em forma de e-book e também impresso na forma tradicional. A Secretaria de Educação disponibilizará sem custo, um livro para cada aluno autor e caso a família queira adquirir mais exemplares, poderá negociar diretamente com a editora.

Como será o processo?


Todo o processo de escrita será coordenado pelos professores em sala de aula que escolherão junto com os alunos o tema da Turma. Os alunos por sua vez, usarão da criatividade para transformar a temática em livro, podendo utilizar a escrita, o desenho, ou outra forma de expressão, conforme a sua idade ou fase escolar. Após a etapa de escrita, os professores realizarão as correções necessárias e as obras partem para a fase de diagramação, digitalização e impressão dos livros.
A Secretária Municipal de Educação, Kátia Ana Di Domênico Cechin, ressalta que é uma ação pioneira que terá impacto direto na relação do aluno com a literatura. “Uma ação destas, significa pensar “fora da caixa”. Estas atividades diferentes, pioneiras, chamam a atenção, fazem o aluno e a família olharem e se engajarem de forma mais eficaz na atividade. Com certeza eles terão uma visão diferenciada da literatura a partir deste projeto. É um importante estímulo a leitura e a escrita, além de ser uma forma de eternizar esta fase da educação da criança, já que o livro impresso será fornecido gratuitamente para a família e com ela ficará para a posteridade. Estamos muito felizes em poder proporcionar às nossas crianças a oportunidade de serem autores, com livro publicado e até podemos imaginar o orgulho dos familiares que poderão guardar para as futuras gerações uma recordação com tamanho significado”, comemora.
O prefeito Carlos Alberto Tozzo também comemorou a iniciativa. “Tenho que parabenizar nossos profissionais da educação. Uma ação como esta é realmente um orgulho para a nossa Administração. Quando falamos que educação é coisa muito séria para a nossa equipe de governo, estamos falando destas ações que realmente fazem a diferença. Parabéns aos profissionais envolvidos e bom trabalho aos professores que coordenarão em sala de aula esta atividade fantástica”, finaliza.

Veja também

Voltar para Geral