Postado em 30 de Novembro de 2018 às 14h16

Número de casos de AIDS aumenta em 2018

Prevenção e diagnóstico precoce auxiliam em melhor qualidade de vida. 

Por: Cristiane Aline


Xanxerê – Dia 1° de Dezembro é lembrado mundialmente pela luta contra a AIDS. O exame é realizado no Centro de Testagem e Amostragem (CTA) de Xanxerê e não precisa de indicação médica. É necessário apenas comparecer no CTA em jejum e com cartão SUS entre as 7h30 e 9 horas nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras. O procedimento simples e direto auxilia na descrição e incentiva as pessoas a tirar dúvidas ou até diagnosticar com antecipação a doença para tratamento.


“Em caso positivo do exame, encaminhamos para atendimento. Após são realizados exames confirmatórios, de carga viral para analisar e codificar o vírus dentro do organismo, o paciente passa para consulta médica e inicia o tratamento, se não está doente, iniciamos a terapia para prevenção, com chances de ter uma qualidade de vida muito boa”, comenta a coordenadora da Vigilância em Saúde de Xanxerê, Caroline Cenzi.


Casos na Amai


Na região Amai, que engloba o atendimento do CTA, foram registrados em 2017, 49 casos confirmados de AIDS. Este ano até 20 de novembro o número já ultrapassou e soma-se 57 casos. Segundo Carol, os maiores índices são em Xanxerê e Xaxim. Na média são mais de cinco casos diagnosticados ao mês, este ano.


“Este ano não faremos ação específica, continuamos disponibilizando preservativos e dia 06 de dezembro será realizada uma palestra com o Dr. Hugo Noal, para médicos e enfermeiros de unidades de saúde da região Amai, passando informações sobre intepretação de diagnóstico, tratamento.


É importante que as pessoas façam o exame, pois quanto antes se descobre, melhor a qualidade de vida e as chances de evitar uma doença são muito grandes”, disse. 

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Veja também

Morre mãe de jornalista William Bonner30/04 Foto Reprodução Instagram William Bonner postou uma foto e uma mensagem cheia de emoção para falar sobre a morte da mãe, Maria Luiza Bonemer, nesta terça-feira (30).  "Meu pai tinha sido encantado pelos sorrisos. Os netos, pelos carinhos sem medidas. Os filhos, pelo amor incansável. Partiu cedo, por força maior. Mas dormindo, como......
Confira as vagas disponíveis de emprego para Chapecó29/04 O Balcão de Empregos de Chapecó realiza na próxima semana diversas entrevistas em caráter emergencial com os interessados em ingressar no mercado de trabalho para vagas específicas. Os interessados devem comparecer na sede......

Voltar para Geral