Postado em 30 de Novembro às 14h16

Número de casos de AIDS aumenta em 2018

Prevenção e diagnóstico precoce auxiliam em melhor qualidade de vida. 

Por: Cristiane Aline


Xanxerê – Dia 1° de Dezembro é lembrado mundialmente pela luta contra a AIDS. O exame é realizado no Centro de Testagem e Amostragem (CTA) de Xanxerê e não precisa de indicação médica. É necessário apenas comparecer no CTA em jejum e com cartão SUS entre as 7h30 e 9 horas nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras. O procedimento simples e direto auxilia na descrição e incentiva as pessoas a tirar dúvidas ou até diagnosticar com antecipação a doença para tratamento.


“Em caso positivo do exame, encaminhamos para atendimento. Após são realizados exames confirmatórios, de carga viral para analisar e codificar o vírus dentro do organismo, o paciente passa para consulta médica e inicia o tratamento, se não está doente, iniciamos a terapia para prevenção, com chances de ter uma qualidade de vida muito boa”, comenta a coordenadora da Vigilância em Saúde de Xanxerê, Caroline Cenzi.


Casos na Amai


Na região Amai, que engloba o atendimento do CTA, foram registrados em 2017, 49 casos confirmados de AIDS. Este ano até 20 de novembro o número já ultrapassou e soma-se 57 casos. Segundo Carol, os maiores índices são em Xanxerê e Xaxim. Na média são mais de cinco casos diagnosticados ao mês, este ano.


“Este ano não faremos ação específica, continuamos disponibilizando preservativos e dia 06 de dezembro será realizada uma palestra com o Dr. Hugo Noal, para médicos e enfermeiros de unidades de saúde da região Amai, passando informações sobre intepretação de diagnóstico, tratamento.


É importante que as pessoas façam o exame, pois quanto antes se descobre, melhor a qualidade de vida e as chances de evitar uma doença são muito grandes”, disse. 

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Veja também

3° Sarau da Resistência acontece neste domingo em Xanxerê07/12 POR: CRISTIANE ALINE Xanxerê - A União Nacional LGBT Xanxerê/SC em parceria com o Coletivo Janete Cassol promove dentro da campanha dos 16 Dias de Ativismo o 3° Sarau da Resistência em Xanxerê neste domingo (09).......
EMAGRECIMENTO - Projeto Mente Saudável inicia em Xaxim29/10 Projeto da Secretaria de Saúde de Xaxim conta com apoio de psicóloga, médico endocrinologista, nutricionista e preparador físico Xaxim – Com o objetivo de oferecer apoio psicológico aos pacientes que buscam a perda......

Voltar para Geral