Postado em 30 de Novembro às 14h30

Laboratório de Estudo em Incêndio Florestal inaugura em dezembro em Xanxerê

Espaço possibilitará melhor estudo e preparação para combate a incêndios.

Por: Cristiane Aline

Xanxerê – Em agosto de 2017 um grupo de bombeiros que compõem a Câmara Técnica de Incêndio Florestal, visitou o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), da Universidade de Coimbra, em Portugal, a fim de trazer a ideia e implantá-la em Xanxerê. A proposta foi apresentada em abril à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e em maio as obras iniciaram.


O propósito do laboratório, segundo o aluno soldado William Felipe de Lima Silva é manter uma uniformidade no conhecimento e prática relacionada ao incêndio florestal que é passado aos vários alunos que vem buscar capacitação em Xanxerê.


“Até então dependíamos muito das condições climáticas e quando tinha muita chuva não conseguíamos levar esta prática de uma forma tão eficiente para os alunos. A partir do laboratório podemos durante o ano inteiro trabalhar mantendo uma constância do conhecimento transmitido”, comenta William.


Segundo ele o laboratório simula situações e possibilidades infinitas de tipos de terreno, de propagação de incêndio, possibilitando maior amplitude e possibilidades de repassar aos alunos. O simulador de incêndios, principal equipamento do laboratório foi produzido sob encomenda em Fraiburgo, baseado no equipamento da Universidade de Coimbra.


“Quem ganha com isso são todas as pessoas que fazem cursos aqui, militares ou não, pois terão um ensino de maior e melhor padronizado saindo daqui com o mesmo Know How e totalmente capacitados para fazer o combate de incêndios florestais”.


A expectativa do Corpo de Bombeiras é tornar o espaço referência em toda a América Latina, assim como já são reconhecidos no âmbito de busca terrestre e trabalho com cães.


O laboratório, orçado em R$606 mil, está em fase de finalização junto ao Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU) próximo ao CTG. A inauguração está marcada para dia 07 de dezembro às 17horas no mesmo local.


“Com o laboratório nosso objetivo é crescer e ser referência na América Latina tanto para aprender a combater, caso dos Bombeiros que vem fazer o curso aqui, quanto para efeitos de estudos”, finaliza William.


Para o primeiro semestre de 2019 já estão previstos dois cursos para serrem realizados no novo espaço.

FOTOS: CRISTIANE ALINE / ARQUIVO BOMBEIROS

Veja também

Voltar para Geral