Postado em 10 de Dezembro de 2018 às 08h21

Gran Mestri inaugura indústria de queijos provolone e gorgonzola

Novo parque industrial traz sistema produtivo europeu e de referência para o Brasil e América Latina

Queijos nacionais com qualidade para substituir os importados. Esta é a Gran Mestri, indústria de queijos nobres, localizada às margens da BR 163, em Guaraciaba/SC. Neste sábado (8), a empresa inaugurou mais duas indústrias: fábrica de queijos provolone e gorgonzola, dentro do atual complexo que agora abriga 15 indústrias. Cerca de 1.300 pessoas acompanharam a inauguração, entre elas autoridades políticas locais, estaduais e nacionais, representantes comerciais, clientes de diversos Estados Brasileiros, produtores, além de empresários e queijeiros italianos e uruguaio.

A Gran Mestri é a primeira fábrica nacional a seguir o passo a passo dos italianos na produção de queijos provolone e gorgonzola. Assim como para os demais produtos da marca, os queijos gorgonzola e provolone são fabricados com leite oriundo das propriedades rurais do Estado que seguem os mais rigorosos padrões europeus de qualidade. O cuidado inicia na alimentação das vacas que é baseada em pasto altamente nutritivo cujas sementes foram trazidas da Nova Zelândia, país referência em produção de leite.

O industriário Acari Menestrina abriu as portas da empresa para autoridades e convidados que puderam conhecer a estrutura. Os investimentos ultrapassam os R$ 28 milhões. A empresa é referência no mercado nacional de queijos duros e além dos novos queijos provolone e gorgonzola, já trabalha para o lançamento nos próximos dias de cream cheese e no próximo ano de azeite de oliva. O novo complexo industrial também está apto a produzir queijo roquefort (à base de leite de ovelha) e mozarela de búfala.

Acari Menestrina foi o "escolhido" pelo famoso mestre queijeiro italiano Lucciano Magnoni (in memoriam). Foi ele quem repassou todas as receitas e segredos dos melhores e mais apreciados queijos do mundo. Por meio do amigo, Menestrina teve acesso às mais conceituadas e respeitadas fábricas do mundo. Foram aproximadamente 500 indústrias visitadas em oito países. O resultado de tanta pesquisa e conhecimento reflete no sabor, aroma e textura inigualáveis dos queijos provolone e gorgonzola.

Além do diferencial da alta qualidade da matéria-prima, os ingredientes são todos importados da Itália, bem como o modo de preparo segue à risca o jeito italiano. O tempo correto de maturação, por exemplo, é fundamental para a semelhança do produto europeu. "A defumação do queijo provolone é outro fator. No Brasil, costuma-se imergir o queijo em corante sabor fumaça. A maneira adequada, a qual praticamos, é deixar as peças penduradas na câmara de defumação. A fumaça tem temperatura adequada e é proveniente de madeira que não interfere nas características físicas, nem no sabor e aroma do queijo", revela Menestrina. A equipe conta ainda com equipamentos italianos em todas as etapas da fabricação, os mesmos utilizados nas melhores produções queijeiras europeias.

Ousadia
O novo complexo industrial está apto a fabricar queijo roquefort (à base de leite de ovelha) e mozarela de búfala. Para tanto, é necessário formar a bacia leiteira catarinense. A genética está em desenvolvimento pela Gran Mestri.
Em 1976, o Oeste catarinense não produzia leite de vaca nem mesmo para o próprio consumo. Graças ao projeto do então extensionista rural, Acari Menestrina, hoje a região é a quarta maior bacia leiteira do Brasil e responde por 80% da produção estadual.

PRODUTOS GRAN MESTRI
1 - GRANA PADANO
2 – PARMESÃO
3 – MONTANHÊS
4 – QUEIJOS PECORINOS
5 – LINHA DE PRODUÇÃO DE MANTEIGAS
6 – LINHA DE PRODUÇÃO DE REQUEIJÕES
7 – LINHA DE FABRICAÇÃO DE ZERO LACTOSE
8 – LINHA GOURMET
9 – CENTRAL DE QUEIJOS RALADOS
10 – CENTRAL DE FRACIONAMENTO
11 – CENTRAL DE ESTOCAGEM E MATURAÇÃO
12 – CENTRAL DE RECEBIMENTO E RESFRIAMENTO DE LEITE
13 – CENTRAL DE RESFRIAMENTO DE SORO
14 – NOVO COMPLEXO INDUSTRIAL DE GORGONZOLA
15 – LINHA DE PRODUÇÃO DE PROVOLONE

*Wh3.com.br // Assessoria de Imprensa

Veja também

Voltar para Geral