Postado em 28 de Fevereiro às 17h30

Exposição A Guerra do Contestado permanece na Câmara de Xanxerê até março

São obras em gravuras e telas em pastel seco, óleo sobre tela e acrílico sobre tela, que através das imagens contam um pouco da história e cultura dos povos habitantes da região de Santa Catarina, local do conflito armado. 

Xanxerê - O trabalho de desenho e arte iniciado em 2018 pelo artista plástico J. Afonso continua em exposição até o dia 15 de março de 2019 na sede da Câmara Municipal de Xanxerê. As obras da Guerra do Contestado estiveram expostas na Biblioteca Pública Municipal de Xanxerê.

São obras em gravuras e telas em pastel seco, óleo sobre tela e acrílico sobre tela, que através das imagens contam um pouco da história e cultura dos povos habitantes da região de Santa Catarina, local do conflito armado. Nas imagens podem ser visualizados os cavalos força de trabalho, as paisagens com pinheiros, araucárias, pássaros, a gralha azul, os acampamentos realizados com o trabalho de todos, a demonstração de força e a garra das mulheres que também guerreavam além dos trabalhos de campo.

Outro ponto da exposição é a estrada de ferro, um dos motivos da guerra. Pela primeira vez no Brasil, foi utilizada a aviação em uma batalha. Isso tudo mostra e instiga ao observador a pesquisar, ler e saber mais sobre os detalhes dos povos que formaram o estado e os municípios da região. A coragem e determinação de um povo por seu território, os Monges Jose e João Maria, suas crenças, os benzimentos, as rezas. Todas são obras únicas de arte assinadas pelo artista.
— Estou imensamente grato à Câmara Municipal de Xanxerê por apoiar e prestigiar a arte e cultura de nossa terra. Além da iniciativa de utilizar suas instalações para motivar a comunidade, importante ressaltar o apoio dos vereadores e a equipe de trabalho que contribui para a realização do evento — destacou o artista J. Afonso.

O artista completa 10 anos de arte e literatura em 2019. Artista plástico e escritor, J. Afonso é natural de Pedras Altas (RS). Pertence a Academia de Letras do Brasil ALB-RJ, com sede no Rio de Janeiro. Já efetuou mais de 46 exposições de arte no Brasil e Exterior e participou de mais de 16 livros com vários autores.

Recentemente a tela “Os Desbravadores”, que simboliza a travessia e a imigração no Brasil, foi premiada no Salão de Artes de Roma, na Itália, com medalha de prata, onde participaram mais de 15 países na exposição. Esta obra premiada também está exposta na Câmara Municipal de Xanxerê.

Mais informações sobre o artista plástico e escritor J. Afonso podem ser visualizadas no site www.jafonso.com.br
 

Veja também

Campanha arrecada materiais escolares usados para alunos carentes06/12/18 POR: CRISTIANE ALINE Xanxerê – Doar o que não usa mais para ser resignificado em outra criança, essa ação é desenvolvida pelo Rotary e Associação de Senhoras Rotarianas (ASR) de Xanxerê. Quatro pontos em Xanxerê possuem as caixas de coleta para doação de materiais escolares usados que serão direcionados as......
Avianca cancela 24 voos em Chapecó a partir de terça-feira22/04 A Avianca já publicou em seu site a relação de todos os voos que serão cancelados a partir desta semana. O cancelamento ocorre porque, a partir desta segunda, a companhia começa a devolver 18 dos 25 aviões que ainda......

Voltar para Geral