Postado em 29 de Novembro às 15h18

Escola Augusto Colatto encontra solução criativa e transforma papéis usados em produtos

Escola Augusto Colatto encontra solução criativa e transforma papéis usados em produtos

POR: CRISTIANE ALINE

Xanxerê – Reutilizar e conscientizar são palavras corriqueiras na escola Augusto Colatto em Xanxerê, mas elas vêm acompanhadas da criatividade, disposição e trabalho em equipe. A ideia de guardar o papel usado e encaminhar para a reciclagem surgiu em uma reunião da Associação de Pais e Professores e de imediato, deu certo.
Todo papel usado é recolhido das salas de aula e armazenado em grandes sacos, quando há um montante, encaminham para uma fábrica de papel higiênico, no interior de Xanxerê. Em troca da matéria prima, recebem rolos de papel.
“Não é muito, mas são unidades que não precisamos comprar. O que tiver para aproveitar, fizemos”, comenta a diretora Cleonice Maria Zanetti.
Esta é apenas uma ação de reutilização praticada na escola, que tem uma lista extensa de cuidados com o meio ambiente e melhor qualidade de vida.
“Sempre incentivamos a separação dos materiais, reutilização da água, conscientização sobre o consumo. Tentando sempre reaproveitar e inventar coisas novas com coisas usadas. Eles têm que aprender que estão produzindo lixo, e tudo que é descartado, em relação a papel envolve árvores e meio ambiente. Tivemos vários trabalhos de reaproveitamento e trabalhamos o ano todo em cima disso, é só ter criatividade que é possível criar muitas coisas transformando os materiais”.
A ação, por mais que hoje, possa não atingir 100% dos alunos, motiva o grupo docente para mudanças futuras.
“Precisamos dar mais atenção ao consumismo, são descartadas muitas folhas sem necessidade, queremos conscientizar e expandir esta preocupação para as famílias destes alunos e comunidade”.
Além do papel recolhido em sala, recentemente o Folha Regional doou um montante de jornais para a escola, com eles, Cleonice conta que realizaram diversas atividades e ao final também encaminharam para reciclarem, revertendo em papel higiênico.
Um dos destaques do ano foi a participação no evento Dia do Pedal em que a escola reuniu 160 litros pet cheios de lacres de latinhas, tornando-se a escola vencedora ao cumprir todos os requisitos que incluía além dos lacres, ter o maior número de participantes, e melhor standard (Bandeira) da escola. Como prêmio, receberam uma bicicleta, que foi rifada e gerou um lucro de mais de R$ 7mil. Com o valor arrecadado, foram comprados três armários de aço para guardar material e ainda comprarão novos bebedouros.

Veja também

3° Sarau da Resistência acontece neste domingo em Xanxerê07/12 POR: CRISTIANE ALINE Xanxerê - A União Nacional LGBT Xanxerê/SC em parceria com o Coletivo Janete Cassol promove dentro da campanha dos 16 Dias de Ativismo o 3° Sarau da Resistência em Xanxerê neste domingo (09).......

Voltar para Geral