Postado em 08 de Janeiro às 10h42

Emergência do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê atende com superlotação

Procurar a Emergência do Hospital Regional São Paulo (HRSP) somente em casos mais graves, esta é a orientação repassada à comunidade de Xanxerê.

Xanxerê - Procurar a Emergência do Hospital Regional São Paulo (HRSP) somente em casos mais graves, esta é a orientação repassada à comunidade de Xanxerê e região pela instituição. A alta demanda por atendimento e, sobretudo, o represamento de pacientes das unidades de Saúde dos municípios próximos, que estão com os atendimentos reduzidos, refletem na superlotação da Emergência do hospital.


Conforme a direção do HRSP, a Emergência opera acima da capacidade técnica (número de profissionais de enfermagem e médicos, além da quantidade de leitos). O que mais chama a atenção é que cerca de 80% dos casos atendidos não são classificados como urgência e emergência. A instituição pede a compreensão da comunidade neste início do ano para que procurarem a Emergência do hospital com cautela e bom senso.


O setor atua com protocolo de acolhimento e classificação de risco. A classificação é uma ferramenta elaborada pelo Ministério da Saúde e utilizada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, ou agravos à saúde.

Deste modo, o protocolo prioriza o atendimento de pacientes classificados nas cores vermelho e amarelo, enquanto os demais, classificados em verde e azul, podem aguardar ou procurar as Unidades de Saúde e Pronto Atendimentos em seus respectivos municípios. 

Veja também

"A Fé na vida das pessoas" é tema de palestra em Xaxim na quinta-feira17/06 Nesta quinta-feira, dia 20, a Associação Espírita Chico Xavier de Xaxim promove a palestra "A Fé na vida das pessoas", com a palestrante do Centro Espírita Gotas de Luz de Chapecó, Monaliza Hack. O horário do início da palestra será as 20h, na Rua Rui Barbora, 561, sala 2 - centro de Xaxim. Abaixo um Trecho da obra: "O Evangelho......
140 animais são castrados em Mutirão em Xaxim23/08 A Rottweiler Zaira da xaxinense Sara Ogliari foi um dos 140 animais beneficiados pelo Mutirão de Castração organizado pelos Voluntários Amigos dos Animais em Xaxim que aconteceu no dia de ontem (22). Sara que possui o cão......

Voltar para Geral