Postado em 29 de Outubro às 16h24

EMAGRECIMENTO - Projeto Mente Saudável inicia em Xaxim

Projeto da Secretaria de Saúde de Xaxim conta com apoio de psicóloga, médico endocrinologista, nutricionista e preparador físico

Xaxim – Com o objetivo de oferecer apoio psicológico aos pacientes que buscam a perda de peso e melhoria de qualidade de vida, o governo municipal de Xaxim, através da Secretaria de Saúde, deu início ontem às atividades do Projeto Mente Saudável. Assim, os participantes contarão com o apoio da Psicóloga e Especialista em Emagrecimento Consciente, Neusa Mazzola Varnier, que é também idealizadora do Projeto em parceria com a Secretaria.

Os participantes do Projeto Mente Saudável também contarão com a colaboração da Médica Endocrinologista Bruna Carazzo; da Nutricionista Alessandra de Conto; e do Preparador Físico Pedro Mattos. Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, “os encontros serão mensais com atividades físicas, palestras e atendimentos individualizados pelos profissionais envolvidos.

Ainda de acordo com o Secretário Davi, “a prevalência da obesidade vem aumentando entre adultos, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, pelo menos, 1 bilhão de pessoas apresente excesso de peso, das quais 300 milhões são obesos. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento e domínio sobre o pensamento e o comportamento, fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde com relação a estilo de vida saudável”.

Conforme a Psicóloga Neusa, “a psicologia pode ser uma essencial fonte de ajuda, já que se sabe da dificuldade real do momento de manutenção da dieta. Para que o peso seja mantido, é imprescindível que o indivíduo continue tendo constante controle da alimentação e exercendo hábitos de vida saudáveis”. A profissional ressalta ainda que “a obesidade não é considerada um transtorno alimentar e tampouco um distúrbio psiquiátrico, mas problemas emocionais podem surgir em decorrência da obesidade, bem como a obesidade pode surgir em decorrência de problemas emocionais, tais como ansiedade e depressão”.

Os encontros serão mensais e contarão com atividades físicas, palestras e atendimentos individualizados pelos profissionais envolvidos. Ao todo, 34 pacientes iniciaram as atividades e estão determinados a mudar de vida.

Veja também

Voltar para Geral