Postado em 13 de Maio às 08h12

Direção apresenta HRSP e Casa de Acolhida em encontro de saúde na Colômbia

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina A direção e gerências do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, participaram este mês de um encontro em Cartagena, na Colômbia,...

A direção e gerências do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, participaram este mês de um encontro em Cartagena, na Colômbia, onde apresentaram sobre o hospital e, também, sobre a Casa de Acolhida Santa Bernarda, que hospeda acompanhantes de pacientes do HRSP. O encontro reuniu religiosas, médicos e gestores de instituições de saúde onde há atuação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora em três países: Brasil, Colômbia e Equador.
O I Encontro de Saúde procurou compartilhar experiências que são bem-sucedidas nos quatro hospitais da congregação, além de bons exemplos de ações em projetos desenvolvidos pelas irmãs franciscanas em outras instituições de saúde. “ Ficamos muito felizes em ver que o nosso projeto da Casa de Acolhida Santa Bernarda foi tido como referência e ao fim do encontro, uma das metas estabelecidas é que as demais instituições também adotem ações de acolhimento aos acompanhantes que necessitem”, explica a diretora geral do HRSP, Ir. Neusa L. Luiz.
Além disso, o exemplo de gestão do HRSP, que une o trabalho das religiosas com o de profissionais leigos da comunidade, também foi apontado ao fim do encontro como um dos pontos positivos a serem adotados em outros projetos. Ainda segundo a diretora geral, o encontro propiciou bastante aprendizado, especialmente sobre a espiritualidade apresentada por outros grupos, que pode agora ser usada como referência na instituição xanxerense.
A gerente de atendimento, Fabíula Cichelero, frisa que a experiência contribui para ampliar o olhar da saúde e da humanização do cuidado. “Foi uma experiência profissional e pessoal muito grande. Poder estar com pessoas de outros países, da congregação e leigos, trocando experiências de vida e trabalho é muito gratificante. Além de contribuir para um novo olhar da saúde, tanto no coletivo como individual e pensar de forma humanizada este novo caminhar”, comenta.

Visita a Hospitais Colombianos
Na Colômbia, aproveitando a viagem, os representantes do HRSP realizaram duas visitas técnicas em instituições de saúde das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora: a Clínica Assunção, em Barranquilla, e a Clínica Madre Bernarda, em Cartagena. Além de conhecer a estrutura física, uma reunião com as direções de cada instituição oportunizou a troca de experiências.
“A clínica Assunção é um hospital de grande porte, referência para toda aquela região em oncologia, neurologia e cardiologia. Tivemos a oportunidade de conhecer essa outra realidade e trocar experiências com os profissionais. Em Cartagena, pudemos conhecer a Clínica que leva o nome de Santa Bernarda, e a cidade toda tem uma energia muito forte, em função de ser o local onde Santa Bernarda atuou. Além da oportunidade de trocar vivências no encontro com mais de 50 profissionais que realizam trabalhos nesses países onde as irmãs estão presentes”, frisa o diretor administrativo, Fábio Lunkes. 

Veja também

O que muda com o Novo Código de Ética Médica?23/04 Foto: Fábio Rodriguez Pozzebon/Agência Brasil Respeito à autonomia do paciente, inclusive aqueles em fase terminal; preservação do sigilo profissional; direito de exercer a profissão de acordo com a consciência; e possibilidade de recusa de atender em locais com condições precárias são alguns dos pontos previstos no novo Código de......
3° Sarau da Resistência acontece neste domingo em Xanxerê07/12/18 POR: CRISTIANE ALINE Xanxerê - A União Nacional LGBT Xanxerê/SC em parceria com o Coletivo Janete Cassol promove dentro da campanha dos 16 Dias de Ativismo o 3° Sarau da Resistência em Xanxerê neste domingo (09).......
IFSC Xanxerê oferece 140 vagas em seis cursos gratuitos27/06 O IFSC Xanxerê está com as inscrições abertas para 140 vagas em seis cursos de qualificação rápida, ofertados pelo Câmpus Xanxerê. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas......

Voltar para Geral