Postado em 20 de Dezembro de 2018 às 10h45

Dicas para curtir as festas de fim do ano

As pessoas com diabetes estão sempre atentas ao nível médio de glicose

As pessoas com diabetes estão sempre atentas ao nível médio de glicose. No fim do ano, quando panetones, pavês e outros pratos deliciosos estão por toda parte, pode ser um desafio ainda maior respeitar o plano de refeições e manter estáveis os níveis de glicemia.


Os encontros no Natal e Réveillon giram em torno da comida e muitas vezes as festas contam com alimentos que não estão sempre na nossa mesa. Por isso, o planejamento correto é fundamental para fazer escolhas mais saudáveis e desfrutar bons momentos com a família e amigos. Apesar da pessoa com o diabetes bem controlado possuir dieta semelhante à daquela sem diabetes, é preciso restringir açúcares de absorção rápida e as gorduras saturadas.


Confira algumas dicas simples para aproveitar as festas:


1. PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA

Antes de chegar a qualquer evento, estabeleça um plano do que você vai comer. Por exemplo, se você sabe que só haverá aperitivos, selecione aqueles com menos calorias e que não aumentarão sua glicemia, como vegetais e proteínas magras. Seja cauteloso com molhos que podem adicionar calorias escondidas, sal ou açúcar.


2. NÃO FIQUE EM JEJUM DURANTE LONGOS INTERVALOS
Ignorar uma refeição pode afetar negativamente o nível da sua glicemia, especialmente se você administra insulina. Por isso, quando a ceia for servida mais tarde, uma forma de não ficar muito tempo em jejum é optar por suplementos indicados para pessoas com diabetes – principalmente os que possuem carboidrato com baixo índice glicêmico – algumas horas antes da refeição.


Na hora em que a refeição for servida, tenha como objetivo encher metade do seu prato com legumes e ou verduras (brócolis, cenouras, espinafre). A outra metade pode ser dividida em um quarto de grãos (arroz integral ou lentilha), ou até mesmo por opções como a batata-doce; e o quarto final com proteína magra (peixe, peru ou frango sem pele). No caso de carnes como o tender, que é feito da parte mais magra do porco, opte por uma fatia com cerca de 50 gramas, que contém em média 80 calorias, e prefira as opções com menos teor de sódio. Por fim, adicione um pedaço de fruta e/ou laticínios para completar sua refeição.


3. MANTENHA-SE HIDRATADO
Beber água é importante para a nossa saúde geral e bem-estar, mas pesquisas mostram que a bebida também pode ajudar com as calorias que consumimos.


4. ESCOLHA BEM OS CARBOIDRATOS
Os alimentos ricos em carboidratos podem fornecer muitos nutrientes bons. No entanto, em comparação com as gorduras e proteínas, os carboidratos têm o maior impacto sobre a glicemia. Por isso, é importante escolher seus carboidratos sabiamente e optar por alimentos com baixo índice glicêmico.
Limite carboidratos refinados e processados e escolha alimentos ricos em fibras como maçã, cenoura, feijão, lentilha, castanha-do-pará e castanha-de-caju.


5. DIMINUA A VELOCIDADE
O cérebro demora cerca de 20 minutos para avisar o estômago que você está “cheio”. Quando as refeições são consumidas lentamente, as pessoas comem significativamente menos calorias do que aquelas que comem rápido. Para ajudar a diminuir a velocidade ao comer, tente mastigar lentamente.


6. VOCÊ PODE COMER A SOBREMESA, MAS...
Se a sobremesa realmente importa para você, planeje com antecedência e coma menos carboidratos ao longo do dia, para que você possa desfrutar de um pedaço de torta. Lembre-se de ser consciente sobre os tamanhos das porções.


As frutas descascadas estimulam o consumo e, se você comê-las antes das refeições, elas o ajudarão com a saciedade, um trunfo para não exagerar na comida. A maçã, por exemplo, é rica em pectina (fibra solúvel), que auxilia no controle glicêmico.


Se você é fã de panetone e sorvete, uma sugestão é cortar um panetone diet em pedaços pequenos e misturá-lo bem com sorvete de creme diet. Outra opção é misturar o sorvete de creme com amêndoas em lâminas.
 

Veja também

França vai criar fundo para reconstrução da Notre-Dame16/04 O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou hoje (15) que a Catedral de Notre-Dame será reconstruída com a ajuda de ?grandes talentos?. Macron informou que será criado um fundo nacional e além-fronteiras para buscar a reconstrução do que foi destruído nesta seggunda-feira por um grande incêndio. Macron disse que o ?pior foi evitado?, mas admitiu que as ?próximas horas serão difíceis?. Emocionado, o......
Empreendedora investe na produção de bonecos inclusivos em Chapecó24/05 O “Mundo encantado” - um empreendimento que atua com foco para a produção de bonecos de pano inclusivos - é um dos mais recentes negócios formalizados na categoria microempreendedor individual, em Chapecó. Depois......

Voltar para Geral