Postado em 18 de Abril às 14h08

Coordenação de enfermagem do HRSP participa de curso sobre Doação de Órgãos

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Na foto: Maryellen Cazeraghi e Vanessa Piccoli, do HRSP, junto com Joel de Andrade, Silvana Wagner e Charlene Verusa da Silva, palestrantes do evento e membros da Central...

Na foto: Maryellen Cazeraghi e Vanessa Piccoli, do HRSP, junto com Joel de Andrade, Silvana Wagner e Charlene Verusa da Silva, palestrantes do evento e membros da Central Estadual de Transplantes de SC. 

As coordenadoras de Enfermagem do Hospital Regional São Paulo e também coordenadoras da Comissão Hospitalar de Transplantes, Maryellen Cazeraghi e Vanessa Piccoli, participaram neste mês de um Curso de atualização sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, em Florianópolis. O curso foi promovido pela Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina, a SC Transplantes, que coordena as atividades em âmbito estadual.
Um dos pontos mais importantes do curso, conforme as coordenadoras, foi a participação da enfermeira espanhola Purificación Gómez Marinero, que tem mais de 36 anos de experiência na área, falando sobre o modelo Alicante de entrevista familiar e “Não autorização familiar: como resgatar?”.
A programação, de três dias de curso, incluiu ainda palestras e mesas redondas abordando temas como a comunicação do processo de doação, estratégias da entrevista com familiares dos possíveis doadores, o diagnóstico de morte encefálica e o planejamento do processo de doação. Além disso, cases de sucesso foram apresentados.
Os cursos de treinamento e capacitação oferecidos pela SC Transplantes são especificamente voltados aos profissionais envolvidos no processo de doação de órgãos e tecidos para transplante. O HRSP possui uma Comissão Hospitalar de Transplantes, a qual atua em todas as etapas dos processos que envolvam essa temática.

 

Veja também

EBM Santa Terezinha reúne professores para palestra sobre drogas17/06 Foi realizada na EBM Santa Terezinha, em Xaxim, na última semana, uma palestra com aproximadamente 30 professores ministrada pelo Cabo PM Marcelo Wundervald, de Chapecó. Na oportunidade, o palestrante tratou sobre drogas e consequências do uso. Os encontros mensais do grupo de professores são motivados pelo Núcleo de Estudos e, em cada um deles, é trabalhada uma......
Gilberto Angelo Lazzari reassume o Executivo de Faxinal dos Guedes22/04 O Prefeito Gilberto Angelo Lazzari reassumiu, na manhã desta segunda-feira (22), o executivo municipal de Faxinal dos Guedes, após trinta dias de férias. Gilberto destaca que dentro do planejamento para este ano, estão inclusos......

Voltar para Geral