Postado em 23 de Janeiro de 2019 às 16h23

Com risco de infestação, Abelardo Luz intensifica fiscalização para combate aos focos mosquito da dengue

Para evitar uma possível infestação do aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta quarta-feira, dia 23, os mutirões de 2019 para caça e combate aos focos do mosquito em Abelardo Luz. 

Abelardo Luz - Para evitar uma possível infestação do aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na manhã desta quarta-feira, dia 23, os mutirões de 2019 para caça e combate aos focos do mosquito em Abelardo Luz. A ação começou pelo centro da cidade e está sendo realizada pelos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, além de outros servidores municipais e voluntários.


Durante os mutirões as equipes estão percorrendo as residências orientando os moradores e eliminando possíveis criadouros, que nesta época é bastante favorável devido o calor e as constantes chuvas de verão. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura também está participando fazendo o recolhimento de lixo e entulhos. Na próxima quarta-feira, dia 30, o mutirão será realizado no bairro Santa Luzia.


O objetivo da ação é evitar o aumento dos focos do aedes aegypti, mosquito que transmite não somente a dengue, mas também a febre amarela, a chikungunya e o zika vírus. Em 2018, foram registrados ao longo de todo ano 16 focos em Abelardo Luz.


A principal dica repassada aos moradores é fazer a limpeza dos terrenos, não deixar lixo acumulado e evitar a água limpa parada em qualquer recipiente após as chuvas .


“Estamos muito preocupados com a situação que pode chegar. Temos dois casos confirmados de focos até o momento, mas somente em um dia foram feitas mais de 10 coletas em um único bairro. Essas coletas foram encaminhados para análise laboratorial e estamos aguardando o resultado. O risco de infestação é muito grande no município e precisamos que toda a comunidade ajude fazendo sua parte”, alertou a secretária de Saúde, Sandra de Souza.

Veja também

Nasa divulga fotos do Planeta no Dia da Terra23/04/19 Fotos: Nasa No dia em que se celebra o Dia da Terra (22/04) a Nasa divulgou imagens feitas por seus telescópios e por astronautas na Estação Espacial Internacional. A intenção da agência espacial americana é "celebrar a beleza do planeta". "Por décadas, usamos o ponto de vista do espaço para entender melhor nosso planeta e melhorar......
STF desobriga Estado a fornecer medicamento sem registro na Anvisa23/05/19 O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (22), por 9 votos a 1, que o Estado Brasileiro não pode ser obrigado a fornecer medicamento experimental ou sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a......
Vigilância realiza Fumacê contra a Dengue no Bairro La Salle26/04/19 Atenção Xanxerê, nesta sexta-feira, dia 26, a prefeitura realiza a partir das 17h Fumacê contra o mosquito da Dengue no Bairro La Salle, região da Rua Haroldo de Carvalho - num raio de 150 metros. A recomendação......

Voltar para Geral