Postado em 28 de Janeiro de 2019 às 16h03

Bombeiros de SC estão com duas Forças-Tarefas de prontidão para fazer o deslocamento até Minas Gerais

Outros dois grupos estão de sobreaviso e prontos para emprego, caso seja necessário

Florianópolis - O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informa que duas Forças-Tarefas estão de prontidão nos quartéis e preparadas para fazer o deslocamento até Minas Gerais e apoiar as operações em Brumadinho – MG.

Além disso, outros dois grupos estão de sobreaviso e prontos para emprego, caso seja necessário. As Forças-Tarefas contemplam viaturas 4x4, homens e mulheres capacitados para intervir em áreas deslizadas e realizar buscas e resgates, três (3) binômios (dupla entre cão de busca e o tutor bombeiro militar), dois (2) drones de busca com piloto habilitado, além de equipamentos específicos para a atividade.

O emprego das forças da corporação catarinense será dado a partir do acionamento do governador do Estado de Santa Catarina, que está em contato com o governador de Minas Gerais e que, por sua vez, já sinalizou a necessidade do apoio catarinense para atuar no desastre. Contudo, o local ainda não apresenta condições técnicas para buscas com cães, as quais o CBMSC é referência internacional, mas serão realizadas tão logo o nosso governador acione a corporação - em consonância com governo mineiro e informe técnico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

As tratativas descritas acima fazem parte de um ciclo de operações, em que o comando e gerenciamento de ações são essenciais para o sucesso das missões e tarefas atribuídas aos entes envolvidos. Empresas e instituições civis, privadas ou voluntárias podem colaborar no processo, porém nunca de forma desordenada ou independente, sendo que a atuação deve acontecer apenas sob o respaldo do comando das operações.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina é referência internacional na atividade de busca e resgate, com larga experiência técnica e local – tendo em vista que nosso estado apresenta constantes eventos críticos gerenciados pela corporação. O CBMSC, instituição legítima e que representa o Estado, segue de prontidão e no aguardo do chamado oficial das autoridades envolvidas no evento. As atividades em Santa Catarina seguem normalizadas. 

Veja também

Campanha arrecada materiais escolares usados para alunos carentes06/12/18 POR: CRISTIANE ALINE Xanxerê – Doar o que não usa mais para ser resignificado em outra criança, essa ação é desenvolvida pelo Rotary e Associação de Senhoras Rotarianas (ASR) de Xanxerê. Quatro pontos em Xanxerê possuem as caixas de coleta para doação de materiais escolares usados que serão direcionados as......
Idade das artérias pode ser diferente da idade biológica do paciente26/04/19 Estudos feitos na Europa pela sociedade médica Artery descobriram um novo exame capaz de identificar se uma pessoa, mesmo jovem, tem artérias rígidas que podem causar lesões comumente encontradas em pessoas mais velhas. Isso......
Confira fotos da Copa do Colono e Motorista em Marema09/08/19 Marema já conhece o campeão do bodoque, do equilíbrio no slackine, os melhores cortadores de lenha com serrote, a dupla vencedora do vassobol (o futebol com vassouras) e o melhor batedor de pênaltis usando bota de borracha tamanho......

Voltar para Geral