Postado em 05 de Abril às 09h20

Associação de Senhoras de Rotarianos de Xanxerê/SC (ASR)

A prática da Cinoterapia com a população idosa é vista, por muitos estudiosos, como sendo significativamente eficaz, para a maioria da população.

Xanxerê - A Associação de Senhoras de Rotarianos de Xanxerê/SC (ASR) é uma entidade Civil, sem fins lucrativos e com destino filantrópico, filiada à Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos (CNESR) e coordena projetos e ações em nível local em prol da comunidade, em conformidade com os seus objetivos estatutários e em sintonia com os objetivos da Coordenadoria Nacional.

A CNESR – 2018/2020 identificou entre os seus objetivos estatutários a necessidade de um trabalho em todo o país com ações que promovam a ética, a paz, a cidadania, o respeito aos Direitos Humanos, a democracia e outros valores universais e lançou o projeto “Amigos da Velhice”. Esse é um projeto que tem como proposta promover nacionalmente ações sociais deflagradas a “população idosa”. Segundo a CNESR o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e os reflexos desse aumento no número de idosos são ainda mais preocupantes no Brasil, no qual a classe ainda é marginalizada, e por ser um país que não está preparado para acolher esse segmento da sociedade.

A ASR de Xanxerê, com participação do Rotary Club Xanxerê, da Secretaria de Assistência Social do Município de Xanxerê, da Associação Beneficente Sagrado Coração de Jesus – ABSCJ - Lar do Idoso e Adestracão, elaborou e está pondo em prática o projeto “Melhor Amigo”. É um trabalho que visa proporcionar, por meio de sessões de Cinoterapia, aos idosos frequentadores da unidade do CRAS II do Município de Xanxerê/SC e idosos moradores do Lar do Idoso de Xanxerê/SC, melhor qualidade de vida aos mesmos assim como fortalecer seu vínculo com a família e com a comunidade.

O envelhecimento é consequência natural da evolução da vida que fica mais evidente na terceira idade, fase da vida das pessoas na qual ocorrem mudanças em diferentes dimensões. As transformações da velhice são inevitáveis, nessa fase da vida diminui consideravelmente a satisfação do indivíduo com sua vida atual e suas expectativas em relação ao futuro.

De modo geral, o que determina a qualidade de vida não se restringe a condição de estar satisfeito com a vida atual ela é também determinada pela condição de ter expectativas positivas em relação ao futuro. Mas, na terceira idade, o impacto das transformações pode variar de acordo com a qualidade de vida que o indivíduo manteve nas fases anteriores de sua vida. Além disso, a qualidade de vida de um idoso não está fadada a plena decadência. O envelhecimento requer adaptações e atitude do idoso e dos que o cercam. Na terceira idade, é possível sim estabelecer um presente com qualidade de vida e manter uma expectativa positiva em relação ao futuro, por diversas formas de ações, desde que mantidos o equilíbrio entre as potencialidades, as limitações e os cuidados com a saúde.

A Cinoterapia está entre as técnicas inovadoras com elevado potencial de eficácia em viabilizar melhor qualidade de vida aos indivíduos. Essa técnica vem sendo utilizada por profissionais de diferentes áreas de conhecimento como psicólogos, psiquiatras e fonoaudiólogos, das mais variadas formas, que tem proporcionado resultados favoráveis e em qualquer fase da vida do ser humano. A Cinoterapia é um processo terapêutico facilitado/assistido por animais sendo o Cão o animal mais utilizado. A prática da Cinoterapia com a população idosa é vista, por muitos estudiosos, como sendo significativamente eficaz, para a maioria da população, devido ao preconceito, ao abandono e a carência afetiva de existência comum dentro desse grupo. Tem sido apontada como uma atividade muito bem-vinda dentro de asilos, por  exemplo, por proporcionar, de forma leve e fácil, entretenimento, lazer e recreação, por transformar a rotina do local mais leve e por produzir maior bem-estar e conforto.

Veja também

Aurora Alimentos emite nota de esclarecimento referente a interdição de sua unidade em Sarandi - RS05/06 A Assessoria de Imprensa da Aurora Alimentos distribuiu hoje nota de esclarecimento sobre a interdição da unidade industrial de Sarandi, cujo teor é o seguinte: NOTA DE ESCLARECIMENTO A Cooperativa Central Aurora Alimentos vem por meio da presente Nota esclarecer: 1) A sua unidade fabril, localizada em Sarandi (RS), foi objeto de fiscalização por parte do......
Caixa começa a chamar candidatos aprovados no concurso de 201421/05 Foto: José Cruz/Agência Brasil Os candidatos aprovados no concurso da Caixa realizado em 2014 começam a ser chamados a partir do dia 3 de junho deste ano. De acordo com o banco, a convocação será feita conforme......

Voltar para Geral