Postado em 17 de Setembro às 16h09

Abelardo Luz estuda construir memorial com peças originais da Ponte Hercílio Luz

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Foto: Saul Oliveira Filho / Santur e  Ricardo Wolffenbüttel / Secom Peças originais da Ponte Hercílio Luz devem integrar um memorial em...

Foto: Saul Oliveira Filho / Santur e  Ricardo Wolffenbüttel / Secom


Peças originais da Ponte Hercílio Luz devem integrar um memorial em homenagem ao engenheiro que deu nome a um dos principais cartões-postais de Santa Catarina. A proposta é que a cidade de Abelardo Luz receba alguns itens para compor uma réplica do monumento na cidade e um acervo ao ar livre. A doação das peças foi alinhada em uma reunião entre uma equipe da prefeitura de Abelardo Luz, da Defesa Civil e a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flavia Didomenico.

Hercílio Pedro da Luz foi o responsável pela assinatura do contrato de construção da ponte que ligaria, a partir de 1926, a região continental à Ilha de SC. Foi pai de Abelardo Venceslau da Luz, que deu nome à cidade situada na região turística Grande Oeste.

O prefeito de Abelardo Luz, Wilamir Cavassini e o secretário de administração, Nelson Martini, juntamente com o engenheiro da RMG Engenharia, João Motta, fizeram uma visita ao depósito das peças, em Florianópolis, para avaliar o que pode ser aproveitado no memorial, que deve se tornar mais um atrativo turístico da cidade, já conhecida por suas quedas d’água no Rio Chapecó.

O Executivo municipal deve fazer uma solicitação formal de fornecimento à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, responsável pela obra de restauração da Ponte. Os artefatos integram partes da construção original que não puderam ser restauradas por razões técnicas, como barras de olhal e rótulas de suporte.

Além das peças originais, a cidade deve receber ainda um kit de transposição metálico, composto por peças de aço, que serviram de sustentação para a restauração da ligação. Todo esse material deve permitir a construção de até 835 pontes no interior do Estado. A gerente de restabelecimento e reestruturação da Defesa Civil, Patrícia de Oliveira, informou que órgão está recebendo as demandas com as necessidades dos municípios. Um consórcio de empresa será responsável por fazer o plano de corte, o beneficiamento do material, os projetos básicos e a montagem dos kits.

Veja também

EMAGRECIMENTO - Projeto Mente Saudável inicia em Xaxim29/10/18 Projeto da Secretaria de Saúde de Xaxim conta com apoio de psicóloga, médico endocrinologista, nutricionista e preparador físico Xaxim – Com o objetivo de oferecer apoio psicológico aos pacientes que buscam a perda......

Voltar para Geral