Postado em 21 de Fevereiro às 10h31

Conmebol divulga que oito clubes brasileiros têm erros em inscrições; Chapecoense é uma delas

Entidade anuncia que Atlético-MG, São Paulo, Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense possuem irregularidades. São 21 times no total.

Chapecó -Em comunicado publicado na noite de quarta-feira (20), a Conmebol anunciou que 21 clubes, sendo oito brasileiros, apresentaram erros em suas listas de inscrições na Libertadores e na Copa Sul-Americana.

São eles: Atlético-MG, São Paulo, Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense.

A entidade que controla o futebol na América do Sul diz que as listas são de responsabilidade exclusiva dos clubes e que o regulamento foi aceito pelas equipes em dezembro de 2018.

Segundo informações do GloboEsporte.com, todos os clubes brasileiros citados na lista da Conmebol foram unânimes em afirmar que mandaram suas respectivas listas dentro do prazo de 72 horas para a CBF. Foi um membro da diretoria do Santos, porém, que levantou uma possibilidade de erro da CBF: a entidade não teria encaminhado as listas a tempo para a Conmebol.

Segundo esse dirigente do Santos, que pede para não ser identificado, o clube enviou a lista de jogadores à CBF no dia 1º de fevereiro, uma sexta-feira, véspera do prazo limite. A confederação, porém, teria encaminhado a relação para a Conmebol apenas no dia 4 (segunda-feira).

Vale ressaltar que a Federação do Chile já saiu em defesa de seus respectivos clubes, chamando para si o erro no atraso do repasse das listas para a Conmebol.

Ainda conforme o GloboEsporte.com, a Conmebol aceitou as inscrições mesmo assim, mas enviou os casos para o Tribunal de Disciplina da entidade, que vai abrir investigações a respeito de cada situação.

A tendência é que os casos resultem em multas, e não em punições mais pesadas, como perda de pontos ou eliminação dos torneios.

Veja o comunicado divulgado pela Conmebol:

A apresentação em tempo e forma das listas de jogadores é responsabilidade exclusiva dos clubes e associações, e nenhum caso é atribuível à Conmebol;

Os regulamentos foram entregues e aceitos pelos clubes participantes na carta de conformidade e compromisso em dezembro de 2018 e, em seguida, ficaram dispníveis no site da Conmebol;

21 clubes participantes da Libertadores e da Copa Sul-Americana apresentaram erros no processo de envio da lista de jogadores. Diante dessa situação, a Commebol atuou diligentemente e, de acordo com os procedimentos normativos, remeteu tais erros ao Tribunal Disciplinar para estudo e consideração. Por isso, enquanto o Tribunal Disciplinar não toma uma decisão a respeito, a competição continua normalmente.

(fonte:Clic RDC)

Veja também

Grêmio emite nota e manifesta repúdio a todos os tipos de injúria07/05 O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vem a público informar sua torcida e demais entes que tomou conhecimento do vídeo publicado nas redes sociais que sugere injúria racial contra o atleta Yony González, do Fluminense. O......

Voltar para Esporte