Postado em 20 de Dezembro de 2018 às 15h13

Xanxerê fomenta ações de compras governamentais

Evento teve por objetivo esclarecer aspectos importantes para aplicação dos benefícios para Micro e Pequenas Empresas e compras da agricultura familiar e apresentar boas práticas na área de compras.

Representantes da Prefeitura de Xanxerê participaram na última semana do Encontro Estadual de Compras promovido pelo SEBRAE Santa Catarina com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). O evento teve por objetivo esclarecer aspectos importantes para aplicação dos benefícios para Micro e Pequenas Empresas e compras da agricultura familiar e apresentar boas práticas na área de compras.

O coordenador de licitação da Prefeitura de Xanxerê, Daniel Strada, acredita ter sido desafiador para vários municípios conseguirem participar do encontro em meio às atividades de fechamento do ano nas prefeituras. “No entanto, foi a melhor época para podermos fazer uma análise retroativa e das perspectivas do que vem pela frente, além de encerrar 2018 com chave de ouro. Esse encontro oferecido pelo Sebrae/SC influenciou no aumento de networking entre os municípios e também entre Agentes de Desenvolvimento, pregoeiros, responsáveis por compras, atendentes de Salas do Empreendedor, entre outros”.

Strada destacou, ainda, que as diversas palestras, bate-papo e cases fizeram com que enxergasse a possibilidade de inovar o trabalho. “Sei que posso contar com o auxílio do Sebrae, dos palestrantes e de colegas de outros municípios, fortalecendo o espírito de inovação e coragem para fazer a diferença, podendo contribuir com o desenvolvimento local e regional. Portanto, ouso comentar que os objetivos do encontro foram alcançados e que o ânimo injetado nos participantes resultará na qualidade e objetivos das prefeituras participantes do projeto Cidade Empreendedora”, comentou.

A diretora de compras da Prefeitura de Xanxerê, Anaderge Farias, salientou a importância de participar do evento para fortalecer o conhecimento sobre as ações do dia a dia. “Falar sobre o Encontro Estadual de Compras é como falar com um amigo que nos relata coisas que a gente sabe, mas que precisa ser lembrado. É atualizar-se de forma dinâmica com teoria e com exemplos de aplicação. É conhecer pessoas que possuem problemas e dúvidas semelhantes ao seu e gostar de dividir porque sente empatia”, observou.

Anaderge também mencionou que os cases como o de Campos Novos que destacou a agricultura familiar de Maravilha, incentivando as compras locais, o depoimento prefeito de Bananeiras (Cidade Empreendedora em 2016), a palestra motivacional com um executivo de marketing como Luciano Pires, fazem com que a equipe da Prefeitura tenha orgulho do município de Xanxerê ter aderido ao Programa Cidade Empreendedora. “Nos faz pensar que com um pouquinho de esforço também poderemos ter um case de sucesso e nos dá motivação para agir sempre objetivando a melhor forma em nosso dia a dia, mostrando que podemos fazer sim e que o correto será sempre mais vantajoso”, finalizou.

O gerente de atendimento individual do SEBRAE/SC, Fábio Zanuzzi, realça que o encontro atendeu as expectativas do público e cumpriu com o objetivo de promover a aproximação dos órgãos fiscalizadores dos municípios, fomentar a troca de experiências e melhores práticas entre os participantes, além de esclarecer pontos importantes para aplicação dos benefícios para MPE e compras da agricultura familiar.

CIDADE EMPREENDEDORA

O Programa Cidade Empreendedora foi implementado no início deste ano em Xanxerê com o objetivo de intensificar o desenvolvimento econômico com aproveitamento das potencialidades locais. As ações incluem planejar, desenvolver, implementar e gerenciar 25 soluções que fortalecerão o empreendedorismo, a educação e o município como um todo.

Veja também

HRSP recebe visita de vice-governadora e secretário da saúde25/03 Recepcionados pela direção do hospital, médicos e colaboradores, as autoridades participaram de uma explanação sobre as ações da entidade e em seguida puderam conhecer o HRSP e conversar com pacientes....

Voltar para Economia