Postado em 05 de Fevereiro às 09h06

Governo de Xaxim realiza colheita de silagem que alimentará 27 mil bovinos

Município reconhece a importância da agricultura para a economia municipal e investe no auxílio aos produtores rurais

A base da economia xaxinense é oriunda da agricultura, com foco para o agronegócio. Neste setor se destaca a produção anual média de leite, que é de 38 milhões de litros/ano. Para impulsionar a bovinocultura leiteira e chegar a tamanha produção, há cerca de 27 mil bovinos no município e, dentre esses, 10 mil são leiteiros. O expressivo rebanho requer grande quantidade de alimento e por isso é crescente a produção de silagem no município de Xaxim. 

Para incentivar ainda mais aos produtores, a Prefeitura de Xaxim por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, desenvolve programas específicos em benefício desta atividade. Conforme o Engenheiro Agrônomo da Secretaria, Volnei Dervanoski, “o IBGE estima que em Xaxim haja, aproximadamente, 1.800 hectares de área destinada ao plantio de milho para silagem. Para isso, o município dispõe de seis tratores, com equipamentos adequados para colheita e, consequentemente, para suprir a demanda de atendimento aos produtores nos meses de janeiro e fevereiro, a contar com as condições climáticas adequadas. Como a demanda é muito grande, parte dos trabalhos é terceirizada e àqueles que necessitarem deste auxílio devem fazer contato com a Secretaria e realizar a solicitação”.

De acordo com o Diretor da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Adriano Brunetto, “toda a logística e acompanhamento dos trabalhos de colheita da silagem é acompanhada por profissionais da Secretaria. A silagem é um dos principais alimentos para os animais em época de seca e pouca pastagem. Nesse sentido, auxiliamos todos os produtores, indistintamente, que necessitam dos trabalhos para garantir a alimentação do rebanho leiteiro e gado de corte”, finalizou.

Veja também

Bolsonaro anuncia R$ 500 milhões do BNDES para caminhoneiros autônomos16/04 O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizará R$ 500 milhões e abrirá uma linha de crédito especial para caminhoneiros autônomos. Os recursos deverão ser usados para aquisição de pneus e manutenção dos veículos. O crédito faz parte de um pacote de medidas anunciadas hoje (16) pelo governo......
Bolsonaro: reforma da Previdência é passo para liberdade econômica06/05 Foto: Fábio Rodrigues Pozzebon/Agência Brasil A reforma da Previdência é o primeiro passo para ampliar a liberdade econômica, disse há pouco o presidente Jair Bolsonaro. Ao sair de visita de cerca de uma hora ao......

Voltar para Economia