Postado em 26 de Setembro às 08h56

Chapecó conta com mais de 6 mil imigrantes, mil deles estão desempregados

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Na tarde de quarta-feira (25), atendendo ao requerimento da vereadora Marcilei Vignatti (PT), o Poder Legislativo recebeu o Coordenador do Imigrantes de Chapecó, Nahum...

Na tarde de quarta-feira (25), atendendo ao requerimento da vereadora Marcilei Vignatti (PT), o Poder Legislativo recebeu o Coordenador do Imigrantes de Chapecó, Nahum Saint Julien.

Durante a visita, Nahum destacou que Chapecó é um dos principais locais de imigração em Santa Catarina, em virtude da oferta de trabalho nas agroindústrias, porém, essas pessoas que vivem no município, enfrentam algumas dificuldades. “Hoje, os maiores problemas que enfrentamos, são questões relacionadas à vulnerabilidade social. Há carência de emprego, alimentação e moradia”, afirma.

A estimativa é de que, dos mais de 6 mil imigrantes que vivem no município, aproximadamente um sexto não está empregado. Nahum também relata que parte dos estrangeiros que aqui vivem, enfrentam problemas de comunicação. “O município oferece esse serviço na rede pública, eu mesmo trabalho como intérprete, porém, nem sempre consigo atender toda a demanda no meu horário de trabalho”, explica.

O visitante também explanou sobre o trabalho realizado pela associação dos imigrantes e apresentou as solicitações da entidade aos vereadores, como a criação de um local para abrigamento exclusivo dos imigrantes, agilidade, junto à Polícia Federal, para o agendamento no atendimento ao imigrante que precisa regulamentar sua documentação e a desburocratização dos diplomas de ensino médio e fundamental.

Após ouvir as demandas apresentadas pelo visitante, os parlamentares colocaram-se à disposição para auxiliar a todos que são acolhidos pelo município.

Veja também

Bancos compartilharão dados de clientes com integração de plataformas25/04 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil As instituições financeiras vão compartilhar dados, produtos e serviços por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de tecnologia. Esse é o chamado open banking, em que os dados bancários pertencem aos clientes e não às instituições financeiras. Nesta......
Convenção coletiva reajusta salário para comércio de Xaxim30/09 Convenção coletiva de trabalho firmada para o comércio de Xaxim e outros seis municípios estabelece reajuste salarial de 3,28% para os comerciários, sobre o salário de setembro do ano passado. Esse documento, que......

Voltar para Economia