Postado em 15 de Julho às 08h45

Mensagem da Associação Espírita Chico Xavier

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Deus e O Infinito 1. O que é Deus? — Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas 2. O que devemos entender...

Deus e O Infinito

1. O que é Deus?

— Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas

2. O que devemos entender por infinito?

— Aquilo que não tem começo nem fim; o desconhecido; todo o desconhecido é infinito.

3. Poderíamos dizer que Deus é o infinito?

— Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, insuficiente para definir as coisas que estão além de suas inteligência.

Provas da Existência de Deus
4. Onde podemos encontrar a prova da existência de Deus?

— Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e vossa razão vos responderá.

5. Que consequência podemos tirar do sentimento intuitivo, que todos os homens trazem consigo, da existência de Deus?

— Que Deus existe; pois de onde lhes virá esse sentimento, se ele não se apoiasse em nada? E uma consequência do princípio de que não há efeito sem causa.

6. O sentimento íntimo da existência de Deus, que trazemos conosco, não seria o efeito da educação e o produto de ideias adquiridas?

— Se assim fosse, por que os vossos selvagens também teriam esse sentimento ?


7. Poderíamos encontrar a causa primária da formação das coisas nas propriedades íntimas da matéria?

— Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? E sempre necessária uma causa primária.


8. Que pensar da opinião que atribui a formação primária a uma combinação fortuita da matéria, ou seja, ao acaso?

— Outro absurdo! Que homem de bom senso pode considerar o acaso como um ser inteligente? E, além disso, o que é o acaso? Nada!

9. Onde se pode ver, na causa primária, uma inteligência suprema, superior a todas as outras?

— Tendes um provérbio que diz o seguinte: pela obra se conhece o autor. Pois bem: vede a obra e procurai o autor! É o orgulho que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite fora de si, e é por isso que se considera um espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!


Trecho do capítulo I, da obra: "O Livro dos Espíritos", escrito por ALLAN KARDEC – tradução de José Herculano Pires. 

Veja também

De casa29/11/18 Como é bom ver quem marcou a sua vida tendo sucesso e se realizando na carreira. Não que precisasse de muito para a dona Luzzi, ou melhor, Maria de Lourdes Luzzi, conquistar isso. Ela que, por anos, desenhou e costurou centenas de vestidos de noivas, inclusive o meu, lança na sexta-feira seu primeiro livro. Vale a pena prestigiar e enaltecer a vontade, o trabalho e a dedicação da......
A semana do tiro no pé I15/02 Quando se resolve tomar uma decisão que vai impactar a sociedade, é preciso muita cautela e, muitas vezes, nem ela ajuda. Nesta semana, os pais começaram “pê da vida” com a Secretaria de Educação de......
A polêmica da semana I08/02 O que foi a bomba da determinação do Ministério Público de Xanxerê, quanto a destituição da diretoria do Lar do Idoso do município. Para quem acompanhava de fora, sempre o que se sabia era de que o lugar......

Voltar para Colunistas