Postado em 23 de Novembro de 2018 às 13h40

Joimara Camilotti: Sobre danos aos patrimônios públicos

JOIMARA (38)

Pra cair 
Em pleno cruzamento entre as ruas Rui Barbosa e José de Miranda Ramos, no Centro de Xanxerê, eis que a placa de trânsito está prestes a cair. Pode ter sido ocasionada por um veículo que tenha se chocado, como pode ter sido mais uma ação de vândalos. Houve épocas, nem tão remotas assim, que não era possível manter uma placa de trânsito ou com nome de rua de pé na cidade, tamanho os estragos que se faziam. Hoje a situação já é outra e vale lembrar que as câmeras de videomonitoramento podem auxiliar a revelar quem são os vândalos.

Danificando o que é de todos
Se tratando de depredação do patrimônio público, um bate papo com o guarda da Praça Tiradentes, o simpático Felisbino, que vai ser personagem de matéria neste jornal, foi possível perceber como ainda há gente sem noção que não pensa que ao danificar algo que é para o uso da comunidade está rasgando seu próprio dinheiro. Felisbino conta que nos últimos dias, um marmanjo conseguiu quebrar o roda-roda do parquinho das crianças. Ele conta, que até onde foi apurado, o cidadão voltou de um bailão, pelas tantas da madrugada e resolveu brincar no playground da Praça. E o prejuízo ficou para quem?

Tem que fechar mesmo
Depois reclamam que é colocado portão nos banheiros, que o parquinho tem fechar depois de tal horário, que grades e mais grades são necessária e que tiram um pouco do espirito receptivo dos locais, mas enquanto tiver pessoas que não estão nem aí para o patrimônio público não haverá outra fórmula.

Em obras
Quem visitar a Praça Tiradentes de Xanxerê neste fim de semana vai se deparar com um canteiro de obras. É que a equipe está decorando o local para o Natal. Bases de concreto foram formadas ao longo do corredor da Praça onde será colocado um túnel com luzes brancas e amarelas. Árvores ganham enfeites e luzes, além disso, já há lugar definido para o presépio. Vale lembrar que quem visitar o local deve auxiliar para que tudo se mantenha conservado.

Zelo
Por outro lado ainda vemos pessoas que pensam no outro e zelam pelo que é de todos. No posto de saúde do Bairro Veneza, por exemplo, a equipe dedicou seu tempo para deixar o ambiente no clima de Natal. Quem chega na unidade se depara com uma árvore natalina, pode ser algo simples, mas para quem vai com alguma dor, já se sente mais aliviado, sem aquela apreensão e cheiro típico de medicamentos. São os pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Quer saber?
Delegado regional Fernando Callfass, além de ser lembrado pela Câmara de Vereadores de Xanxerê, pelo trabalho de sua equipe realizado durante o ano, também tem novidades. É a vinda de mais um delegado para a Comarca. 

*Texto publicado nos jornais Folha Regional e Diário Data X na edição de 23 de novembro de 2018.

Veja também

Luisiane Shaedler : “ A vida me leva sempre a buscar novos caminhos”22/03 Luisiane Schaedler é daquelas mulheres que consegue dar conta de tudo o que lhe for proposto, sem deixar a família, o casamento ou a profissão em segundo plano. Vivendo há 32 anos em Faxinal dos Guedes, conseguiu conquistar o que sempre almejou, seguir trabalhando e conciliando a chegada de três filhos. Luisiane chegou ao município recém-casada, com a missão......
Foi mesmo só folia?11/03 E eis minha estreia no mundo digital! Mas faço a coluna de 15 em 15 dias, então lá vai! Já passou janeiro, fevereiro, e também se foi o carnaval. O carnaval teve diversão, festa e folia, porém, era......
Xanxerenses e os passeios públicos27/11/18 A falta de conservação dos passeios públicos da Campina continua sendo um problema. Já melhoramos muito, com calçada em locais que antes não existia, mas o problema ainda existe. Na Rua Irmão Inocêncio......

Voltar para Colunistas