Postado em 20 de Dezembro de 2018 às 10h52

Fala Mulher: Irene Aparecida e Sá fala do primeiro ano de fundação do Núcleo de Mulheres Empresárias da Acix

Atuando na diretoria da ACIX há mais de 6 anos, tive sempre em mente a vontade de criar o núcleo da mulher empresária, haja vista, já ter feito parte da Câmara das Mulheres Empresárias há muitos anos atrás. Em 2017 isso veio à tona novamente, e junto com colega de Diretoria Ana Cecilia Sirino, fizemos com que essa vontade se tornasse uma realidade. Iniciamos em agosto daquele ano, a nova diretoria seguindo todos os trâmites legais da FACISC, e convidando também empresárias de Faxinal dos Guedes, Xaxim e Chapecó.

Desse modo, trouxemos ainda na fase de preparação , o case da Erci Matiello, e aqui agradecemos a ajuda dos Núcleos de Xaxim e São Lourenço do Oeste , fundamentais nesse processo de criação.
Em 08 de novembro depois de todos os estudos e reuniões mensais, fizemos a primeira palestra “A mulher e seus três turnos”, com a professora Carla Cazella, e também o case da empresária Renata Seraglio, onde recebemos mais de 100 mulheres na sede da AEEX.

Começamos 2018 organizando o encontro com a Monja Coen, que aconteceu no dia 22 de março e foi nossa primeira grande ação, onde colocamos 850 pessoas no anfiteatro da Unoesc. Foi nesse momento que Xanxerê e região tomaram conhecimento do Núcleo da Mulher Empresárias de Xanxerê.

Durante este ano foram realizadas várias atividades, entre elas palestras, contatos com empresários, visitas às empresas das próprias nucleadas para conhecermos como elas gerenciam seus negócios.
Ainda no 1° semestre , sediamos a 83a AGO do CEME/Facisc , aqui em Xanxerê, onde as empresárias da região Oeste, Noroeste e Extremo-oeste vieram conhecer o núcleo das mulheres de Xanxerê e região . Em agosto participamos do encontro estadual do CEME em Balneário Camboriú.

Também visitamos a Ogochi, em São Carlos, para conhecer um pouco sobre a forma de gestão de uma empresa que se tornou tão grande nos últimos anos e vem se expandindo cada vez mais.

O intuito do núcleo é o fortalecimento da mulher empresária, para que ela tenha mais capacitação, para que além de gerir suas empresas, elas possam assumir postos de liderança, pois as mulheres têm uma capacidade gigantesca, e múltiplas competências, e elas só precisam acreditar em si mesmas para fazer a diferença nesse mundo, ao lado dos homens, pois entendemos que não se trata de criar divisões entre homens e mulheres, muito ao contrário, trata-se de fortalecer a mulher, potencializando as competências masculinas e femininas para juntos, promovermos de fato um mundo melhor, mais digno, forte e mais humano, com espaço para todos!

Pessoalmente quero agradecer à confiança e dizer que foi uma grande honra e extrema satisfação ter sido a coordenadora do 1° ano de fundação do núcleo das mulheres empresárias de Xanxerê. Deixo aqui meu agradecimento especial a todas estas empresárias que fazem parte do nosso núcleo. Elas são as nucleadas fundadoras e já fizeram a sua história , nesse núcleo , junto com a diretoria e a coordenação e a ACIX Xanxerê. Todas muito unidas desempenharam um papel grandioso e fundamental para a realização das nossas atividades. Encerro a minha coordenação que em 2019 ficará a cargo da Dra Ana Cecília Sirino. Esse é o processo. Cada ano uma nucleada poderá ser a coordenadora

Em nome do núcleo desejo a todas as famílias, um abençoado natal com muito Jesus no coração, e um venturoso ano novo!!

Veja também

Joimara Camilotti: Sobre danos aos patrimônios públicos23/11/18 Pra cair  Em pleno cruzamento entre as ruas Rui Barbosa e José de Miranda Ramos, no Centro de Xanxerê, eis que a placa de trânsito está prestes a cair. Pode ter sido ocasionada por um veículo que tenha se chocado, como pode ter sido mais uma ação de vândalos. Houve épocas, nem tão remotas assim, que não era possível manter uma......
Bloco do aumento08/03 O Carnaval até pode ter passado, mas que a folia não parou na quarta-feira de Cinzas, tenham certeza. Na Campina, após divulgação da prestação de contas da administração, ficou evidenciado que......
Vai ser referência11/12/18 Essas foram as palavras do delegado regional, Fernando Callfass, sobre a nova instalação da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso de Xanxerê (Dpcami). Callfass passa essa semana em curso com agentes antiterrorismo, em Porto Alegre,......

Voltar para Colunistas