Postado em 17 de Dezembro de 2018 às 09h58

Xanxerenses fazem experimento que será testado no espaço pela Nasa

Alunos do IFSC Xanxerê terão seu experimento testado no espaço pela Agência Espacial Norte Americana. 

Estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Xanxerê, venceram uma competição nacional e vão ter um experimento testado no espaço por astronautas da Nasa, a agência espacial norte-americana. Eles desenvolveram um filtro de água que pode ser usado no espaço.

A invenção foi desenvolvida pelos estudantes Roberta Debortoli, Renata Müller, Ricardo Cenci e Isabela Battistella, com a ajuda dos professores Andreia Weber, Victor Bernardes e Daniel Ecco.

O experimento consiste na filtragem para que quem estiver no espaço possa tomar água potável. Isso já se pensando nas futuras viagens espaciais. O experimento é baseado no filtro de barro brasileiro, segundo o IFSC.

A ideia dos jovens pesquisadores é reaproveitar água na estação espacial. Como lá a gravidade é quase zero, a filtragem vai ocorrer por capilaridade, ou seja, a água vai subir pelo filtro, e não descer, como ocorre na Terra.
“Tem muitas pesquisas agora que estão procurando água em Marte. E uma coisa que a gente espera é que a gente consiga filtrar essa água, depois de ela ser estudada e tal, e usar o nosso filtro lá”, disse a estudante Renata Müller.
“Nós vamos trabalhar em correções do projeto. Para nós aperfeiçoarmos ainda mais o experimento para finalizar e, aí sim, poder lançar para o espaço em junho”, disse o professor Daniel Ecco.

Nenhum dos alunos é da área da astronomia. Todos estão no segundo ano do Ensino Médio de técnico em Informática. Agora, eles pensam no envio da pesquisa, a única selecionada no Brasil. “É muito importante para eles. Não estão nem na graduação e já fazer um projeto desse nível”, disse a professora Andréia Weber.

Os testes vão ocorrer durante um mês na estação espacial. Na volta, o resultado será apresentado nos Estados Unidos.

Os estudantes que desenvolveram o projeto foram convidados a participar de um congresso para a exposição dos resultados em Washington, capital dos Estados Unidos e sede da Nasa. Para conseguirem ir até lá, porém, os alunos precisam de patrocínio. Para saber como ajudá-los, entre em contato com IFSC Xanxerê pelo telefone (49) 3441-7900 e pelo email depe.xxe@ifsc.edu.br.

*G1.com

Veja também

Obra de R$ 2 milhões vai revitalizar principal avenida de Passos Maia17/06/19 A obra de revitalização da Avenida Padre João Botero, na entrada de Passos Maia em direção ao Centro da cidade, está cada vez mais próxima de começar a ser executada. Mais um trâmite burocrático foi vencido na tarde desta sexta-feira, dia 14, com o prefeito Leomar Listoni assinando o contrato de empréstimo de mais de R$ 2 milhões com......
Produtores de Marema aprimoram conhecimentos sobre a poda de frutíferas05/08/19 Em Marema, a preocupação em aprimorar o conhecimento dos produtores rurais, é contínua. No último dia primeiro, um grupo de produtores foi capacitado sobre a prática de poda em frutíferas. A tarde de campo foi......

Voltar para Cidades