Postado em 24 de Maio às 15h48

Turismo regional é alavancado com assinatura de contrato entre AMAI e CDLs

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Todos os municípios da região AMAI, assim como os demais integrados à Rede Catarinense de Informações Municipais (RedeCIM), possuem desde...

Todos os municípios da região AMAI, assim como os demais integrados à Rede Catarinense de Informações Municipais (RedeCIM), possuem desde 2010 o portal de turismo municipal, acessado diretamente do portal das prefeituras.
Os portais, desenvolvidos e lançados pela Federação Catarinense de Munícipios (FECAM), são voltados a divulgação, qualificação de atividades e enriquecimento cultural. Por isso, cada portal traz a agenda de eventos, os destaques principais, dados dos municípios, telefones úteis, como chegar, onde comer, ficar e o que fazer.
Para alimentar estes portais a AMAI iniciou em 2018 uma ação intensificando a postagem de conteúdos e nesta semana mais um passo importante se concretizou. Em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) dos municípios, foi contratado o profissional Vagner Marques Walendorff, que realizará o arquivo fotográfico para os portais em relação aos estabelecimentos vinculados as abas o que fazer, onde ficar, o que comer. O projeto tem apoio ainda do Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste (Conturoeste), por meio da Presidente Elisiane Menegolla e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
As fotografias serão realizadas nos estabelecimentos para cadastro nos portais, propiciando assim, melhor visualização e atratividade dos pontos.
Para a presidente da AMAI, Eliéze Comachio, o principal objetivo da assinatura dos contratos é fomentar a parceria público privada para fortalecer o turismo da região.
“Utilizando o turismo poderemos também contribuir com a questão social e econômica de toda região. Temos inúmeras potencialidade e peculiaridades para mostrar a todo estado, precisamos enquanto gestão pública fortalecer essa ferramenta tão importante e que vai colocar ainda mais a nossa região em destaque, seja em âmbito estadual quanto nacional”.
O diretor executivo da Fecam, Rui Braun, destaca ainda que o convênio representa uma ligação entre o municipalismo catarinense e sua vontade de conversar com a sociedade.
“A iniciativa da AMAI em conectar uma oferta de um serviço prestado pela Fecam, através de um convênio com os CDLs é muito especial. Precisamos comemorar pois são iniciativas como essas, criativas e que juntam esforços, que fazem a gente ter esperança que a busca por novos implementos econômicos o uso do turismo pode gerar renda. Parabéns a região de Xanxerê e parabéns a AMAI”
Para execução do projeto, Os CDLS, que também o patrocinam, farão o contato com os pontos e estabelecimentos, possibilitando o cadastro e atualização dos dados e identidade visual dos portais.
‘É um trabalho de integração, a CDL de Abelardo Luz está engajada pois entendemos que só com a união de todos que conseguimos efetivar uma rota regional que fortaleça o turismo e nada melhor do que a CDL para dar as sugestões, pois conhecemos a realidade de cada município. A AMAI através da prefeita Eliéze está de parabéns. Desejamos sucesso a esse empreendimento”, comenta o presidente da CDL de Abelardo Luz, Alvear Roque de Fabris.
Outro apoiador do turismo e projeto regional, é o Senac, representado no evento pela Diretora do Senac Cledir Orlandi Naime. Cledir comenta que a instituição tem o turismo dentro de sua missão e considera uma matriz econômica fundamental para qualquer região.
“Tínhamos uma ideia equivocada de que nós não somos turísticos, mas turismo é muito mais que praia. É evento, religião, experiência, saúde, e dentre desta crença e proposta de missão, nada mais coerente do que abraçarmos com a AMAI o projeto do Turismo Regional, em que acredito muito e vejo enorme potencialidade alavancado agora com engajamento de todas as esferas sejam privadas, políticas e institucionais, o ganho será mais rápido”, pontua.
Segundo a presidente do Conturoeste, Elisiane Menegolla, o trabalho do turismo já acontece a muitos anos, mas na região estava um pouco adormecido e agora acorda com todas as forças.
“Conseguimos unir a iniciativa privada, associações de municípios e todo sistema “S” num grupo coeso e com diretoria participativa dentro do Conturoeste. Temos trabalhado realmente para conseguir visitar os municípios, explicando como é importante vender essa rota, mas da maneira correta e esse passo de alimentar os roteiros de onde comer, ficar e fazer nos municípios é de extrema importância”, comenta.
Participam os CDLs de Bom Jesus/Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, Abelardo Luz e Xanxerê.


PRIMEIRO ROTEIRO INTEGRADO
Dentro da proposta regional, Elisiane comenta que uma primeira rota já está em planejamento. O Roteiro das quedas, será integrado entre Xaxim e Xanxerê. A ideia partiu da iniciativa privada e terá os municípios como fomentadores. O roteiro é de contemplação aliado a aventura. Acreditamos que vem aí nosso primeiro roteiro de venda”, finaliza Elisiane.

Veja também

Voltar para Cidades