Postado em 05 de Julho às 12h49

Sedentarismo é o tema do projeto “Xanxerê, cidade do coração” em 2019

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina FOTOS: IUNES FERRAZ/ PORTAL DX A Associação Empresarial de Xanxerê – Acix, em parceria com o Hospital Regional São Paulo (HRSP),...

FOTOS: IUNES FERRAZ/ PORTAL DX

A Associação Empresarial de Xanxerê – Acix, em parceria com o Hospital Regional São Paulo (HRSP), lançaram nesta sexta-feira (05) a 6ª edição do projeto “Xanxerê, cidade do coração”. Para este ano, o tema escolhido para a conscientização das crianças é “Sedentarismo, efeitos negativos na sua saúde e na sua vida”. O lançamento oficial ocorreu no auditório do hospital e contou com a presença das demais entidades e empresas apoiadoras da campanha.
As atividades nas escolas, que serão desenvolvidas pelos profissionais do HRSP, iniciam no dia primeiro de agosto. Foram convidadas a participar todas as escolas municipais, estaduais e particulares que possuem o 5º ano. “Este ano optamos por realizar uma atividade mais lúdica, em formato de gincana, para que facilite a compreensão do assunto por parte das crianças. Iremos nas escolas com brincadeiras educativas que vão incentivar os alunos a adquirirem hábitos saudáveis tanto na alimentação quanto na atividade física. Acreditamos que assim estaremos promovendo a prevenção de doenças cardíacas, a partir da conscientização ainda na infância”, explica Michele Suzana Fernandes, gerente de enfermagem do HRSP.
As escolas estarão envolvidas em diferentes atividades que se estendem até o dia 05 de outubro. Todas as ações têm o foco voltado ao incentivo de hábitos saudáveis e conscientização sobre doenças cardiovasculares. Além das gincanas nas escolas, palestra, corrida e participação no desfile de Sete de Setembro estão programadas. O projeto conta com o apoio de mais de 30 entidades do município.
A perspectiva, conforme o coordenador do projeto, Vilson Piccoli, é de que o projeto envolva este ano cerca de 14 mil pessoas entre estudantes, membros de entidades, clubes de serviço, empresas e associações. “Nossa expectativa é de que os próprios alunos possam disseminar a informação na família e entre os amigos e assim possamos promover uma mudança para hábitos mais saudáveis e mais qualidade de vida. Além disso, nós da Acix, enquanto entidade empresarial, visamos o desenvolvimento para Xanxerê e visitamos todas as outras entidades falando do projeto e da importância de fortalecermos cada vez mais o Hospital Regional São Paulo”, comenta Piccoli. 

Na Corrida Acorxan a categoria de 10 a 11 anos (a completar até dezembro de 2019), que representa as crianças atendidas pelo projeto, terá premiação de troféus aos três primeiros feminino e masculino, além de medalhas de participação aos demais participantes da categoria. Já para a categoria Pais (masculino e feminino) e a categoria de 08 a 11 anos (masculino e feminino) haverá a premiação com medalhas para os três primeiros colocados.
Importante destacar que, conforme previsto em regulamento, a escola que não participar de uma ou mais etapas do projeto, receberá somente 50% do valor das etapas cumpridas. A entrega da premiação está programada para o dia 05 de outubro de 2019, no local do evento que marca o encerramento desta edição do projeto. 

Veja também

Inácio critica: "Defasagem salarial dos servidores chega a 14,5%".01/07 Os vereadores xaxinenses aguardavam até a última reunião do Poder Legislativo, realizada na terça-feira, 25 de junho, o Projeto de Lei advindo do Executivo que concedesse aumento de vencimentos aos servidores públicos......

Voltar para Cidades