Postado em 05 de Julho de 2019 às 12h49

Sedentarismo é o tema do projeto “Xanxerê, cidade do coração” em 2019

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina FOTOS: IUNES FERRAZ/ PORTAL DX A Associação Empresarial de Xanxerê – Acix, em parceria com o Hospital Regional São Paulo (HRSP),...

FOTOS: IUNES FERRAZ/ PORTAL DX

A Associação Empresarial de Xanxerê – Acix, em parceria com o Hospital Regional São Paulo (HRSP), lançaram nesta sexta-feira (05) a 6ª edição do projeto “Xanxerê, cidade do coração”. Para este ano, o tema escolhido para a conscientização das crianças é “Sedentarismo, efeitos negativos na sua saúde e na sua vida”. O lançamento oficial ocorreu no auditório do hospital e contou com a presença das demais entidades e empresas apoiadoras da campanha.
As atividades nas escolas, que serão desenvolvidas pelos profissionais do HRSP, iniciam no dia primeiro de agosto. Foram convidadas a participar todas as escolas municipais, estaduais e particulares que possuem o 5º ano. “Este ano optamos por realizar uma atividade mais lúdica, em formato de gincana, para que facilite a compreensão do assunto por parte das crianças. Iremos nas escolas com brincadeiras educativas que vão incentivar os alunos a adquirirem hábitos saudáveis tanto na alimentação quanto na atividade física. Acreditamos que assim estaremos promovendo a prevenção de doenças cardíacas, a partir da conscientização ainda na infância”, explica Michele Suzana Fernandes, gerente de enfermagem do HRSP.
As escolas estarão envolvidas em diferentes atividades que se estendem até o dia 05 de outubro. Todas as ações têm o foco voltado ao incentivo de hábitos saudáveis e conscientização sobre doenças cardiovasculares. Além das gincanas nas escolas, palestra, corrida e participação no desfile de Sete de Setembro estão programadas. O projeto conta com o apoio de mais de 30 entidades do município.
A perspectiva, conforme o coordenador do projeto, Vilson Piccoli, é de que o projeto envolva este ano cerca de 14 mil pessoas entre estudantes, membros de entidades, clubes de serviço, empresas e associações. “Nossa expectativa é de que os próprios alunos possam disseminar a informação na família e entre os amigos e assim possamos promover uma mudança para hábitos mais saudáveis e mais qualidade de vida. Além disso, nós da Acix, enquanto entidade empresarial, visamos o desenvolvimento para Xanxerê e visitamos todas as outras entidades falando do projeto e da importância de fortalecermos cada vez mais o Hospital Regional São Paulo”, comenta Piccoli. 

Na Corrida Acorxan a categoria de 10 a 11 anos (a completar até dezembro de 2019), que representa as crianças atendidas pelo projeto, terá premiação de troféus aos três primeiros feminino e masculino, além de medalhas de participação aos demais participantes da categoria. Já para a categoria Pais (masculino e feminino) e a categoria de 08 a 11 anos (masculino e feminino) haverá a premiação com medalhas para os três primeiros colocados.
Importante destacar que, conforme previsto em regulamento, a escola que não participar de uma ou mais etapas do projeto, receberá somente 50% do valor das etapas cumpridas. A entrega da premiação está programada para o dia 05 de outubro de 2019, no local do evento que marca o encerramento desta edição do projeto. 

Veja também

Processamento da carne de frango é tema de curso no interior de Passos Maia14/06/19 Um grupo de mulheres do interior de Passos Maia aprendeu nesta semana novas técnicas de processamento da carne de frango em um curso realizado ao longo de dois dias. As atividades aconteceram no Assentamento Zumbi dos Palmares, envolvendo também moradoras dos Assentamentos 20 de Novembro e 29 de Junho. Ministrado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), por meio de uma parceria......
Campanha Faça Bonito e entrega de cofrinhos acontece em escolas de Xaxim12/06/19 O Governo de Xaxim por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação realiza nesta semana a orientação seguida por entrega de um cofrinho temático aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Da......

Voltar para Cidades