Postado em 01 de Março às 16h06

Quartel de Xanxerê comemora 17 anos de ativação com queima inaugural no LEIF

A região ganhou destaque com a criação do Centro de Referências de Desastres Urbanos (CRDU) e Laboratório de Estudos de Incêndios Florestais (LEIF), além de ser referência em cinotecnia (busca e resgate com cães), busca terrestre e certificações, entre outros.

Xanxerê – O Corpo de Bombeiros Militar com sede em Xanxerê celebrou 17 anos de ativação no Estado. O quartel era vinculado ao 6º Batalhão até dezembro de 2015, data em que se emancipou como 14º BBM. A região ganhou destaque com a criação do Centro de Referências de Desastres Urbanos (CRDU) e Laboratório de Estudos de Incêndios Florestais (LEIF), além de ser referência em cinotecnia (busca e resgate com cães), busca terrestre e certificações, entre outros.

Pioneiro no país, o Laboratório de Estudos de Incêndios Florestais foi criado em dezembro de 2018 para fomentar e fortalecer os estudos na área com equipamentos que simulam a velocidade e expansão do incêndio conforme as condições do vento, clima e relevo. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Governo de Santa Catarina. A obra física foi inspirada no laboratório referência na cidade de Coimbra, em Portugal.

O aniversário da sede foi marcada pela primeira queima de material para estudos. "Esta queima tem uma grande significado. Foi o pontapé inicial para estudos científicos. No futuro, esperamos colher frutos com produções científicas relacionadas à incêndios florestais, e áreas relacionadas. Quem ganha com esta estrutura e os estudos ali realizados é a corporação, os bombeiros militares, e toda a sociedade" diz Major BM Zevir, membro da coordenadoria de incêndios florestais do CBMSC.

Para o Ten Cel BM Walter Parizotto, presidente da coordenadoria de incêndios florestais e comandante do 14BBM (sediado em Xanxerê), é uma grande conquista para a cidade e para o batalhão também: "Iremos trazer cursos de incêndios florestais para a região, assim como fizemos com o CRDU. É mais um passo para o desenvolvimento local e também acadêmico da corporação. A queima inaugural no dia em que o quartel completa 17 anos de atuação tem um significado especial e diferenciado".

O Centro de Referências de Desastres Urbanos, único no Estado, é referência no treinamento de bombeiros para salvamentos em deslizamento de terra e em desastres naturais urbanos. Inaugurado em 2013, o local possui alojamento, canil, refeitório, cozinha, sala de aula, reserva de materiais, pista para treinamento de salvamento em altura e pista para treinamento em espaço confinado e deslizamentos. No CRDU, bombeiros e cães que atuam em operações de buscas por pessoas são treinados para o resgate, atraindo profissionais de todo o país.

Sobre a localização do quartel, o Comandante do 14º BBM, Tenente Coronel Parizotto, explica que Xanxerê e região são suscetíveis a eventos naturais de grande magnitude, como o tornado que acometeu a cidade em 2015. “É importante que o treinamento e atuação sejam constantes para que a guarnição continue aprendendo e ensinando”, declara o Comandante.

Compõem a jurisdição da unidade os quartéis de Xanxerê (sede), São Lourenço do Oeste, Xaxim, Campo Erê, São Domingos, Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes e Ponte Serrada, englobando o atendimento de 31 municípios.
 

Veja também

Passos Maia recebe dois micro-ônibus novos para o transporte escolar16/07 Dois micro-ônibus novos chegaram nesta semana para reforçar a frota de veículos do transporte escolar do município de Passos Maia. Os coletivos foram adquiridos com recursos do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal. O prefeito Leomar Listoni esteve em Florianópolis nesta segunda-feira, dia 15, para......
Governo de Xaxim entrega cobertores a imigrantes 07/06 Para aquecer famílias de imigrantes neste inverno, o Governo de Xaxim por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação adquiriu cobertores que foram doados nesta semana aos novos munícipes que ainda......

Voltar para Cidades