Postado em 13 de Maio de 2019 às 09h16

Projetos de Xanxerê são selecionados para apresentação em Seminário Estadual

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina A equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social vai representar Xanxerê no X Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da...

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social vai representar Xanxerê no X Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social, que acontece de 29 a 31 de maio, em Florianópolis, realizado pela FECAM. Dois projetos desenvolvidos no município foram selecionados para relatos de experiências de boas práticas.

A organização do seminário selecionou experiências exitosas na execução das Políticas de Assistência Social, executadas pelos municípios no Estado de Santa Catarina. De Xanxerê, foram selecionados dois projetos: Programa Famílias Acolhedora para idosos e pessoas com deficiência e, o segundo, o Cumprimento de Media Socioeducativa e meio aberto como propulsor cultural, profissional e de cidadania – a experiência dos adolescentes de Xanxerê.



Saiba mais sobre os projetos selecionados

Programa Família Acolhedora para idosos e PCD: a experiência de Xanxerê - A ausência de cuidado com os idosos e as pessoas com deficiência é uma realidade anterior as políticas públicas. Se por um lado, o advento dos direitos sociais foram se estabelecendo após a Constituição Federal, o decréscimo do número dos membros das famílias, a consolidação da mulher no mercado de trabalho entre outros aspectos econômicos, sociais e culturais, geram o abandono e a violência.

Com o advento do SUAS, o município aprovou a Lei nº 3260/2010 que instituiu o Programa de Acolhimento Familiar. No ano de 2016, o programa passou por uma reestruturação e uma vez que não é tipificado o acolhimento familiar para idosos e pessoas com deficiência e diante da demanda que existia no município, optou-se em alterar a lei inicial e criar o Família Acolhedora para Idosos e Pessoas com deficiência enquanto programa, sendo uma iniciativa pioneira no Brasil.

Atualmente, integra o grupo de trabalho que vem discutindo regulamentação estadual do Programa Família Acolhedor apara idosos e PCD enquanto serviços, formado pela gestão da Assistência Social de Xanxerê, de Chapecó, Ministério Público de SC, a SST, Conselho Estadual do Idoso e FECAM. O objetivo é estabelecer na legislação nacional a oferta deste programa enquanto serviço socioassistencial, aos moldes do programa executado no município.



Experiência dos adolescentes de Xanxerê – Desde 2015, o Serviço de Medidas Socioeducativas de meio Aberto criou uma metodologia com objetivo de qualificar o trabalho social, bem como, fortalecer o caráter socioeducativa na execução de PSC. O projeto piloto teve resultados positivos e outras oficinas socioeducativas foram planejadas com atividades contemplando a reflexão e as temáticas específicas: tais como: Oficina de trânsito, Leitura, Contação de História, Culinária, Jardinagem e Arborização.

No ano de 2018, com parceria do Departamento Municipal de Cultura foram desenvolvidos projetos com os adolescentes em ato infracionais, os quais tiveram acesso a dança, fotografia e boxe, Projeto “A arte como Vivência cultural: Reinventando o território Urbano” e “Projeto Eu’s em Ação”. As oficinas profissionalizantes, ficaram por conta da parceria com o SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas e o CIEE- Centro de Integração Empresa Escola,

Após passar pelas oficinas, os adolescentes desenvolveram ações comunitárias em escolas, serviços públicos e entidades como: educação no trânsito, contação de histórias, apresentação de coral, doação de produtos artesanais, jardins suspensos, exposição fotográfica, entre outras.

Veja também

Menino de Xaxim precisa da ajuda financeira para procedimento cirúrgico04/09/19 O menino Adrian Marcos da Rosa tem 12 anos de idade reside na comunidade da Linha Uvarana no interior de Xaxim e necessita da ajuda da comunidade. Adrian tem Paralisia Cerebal Espástica e vai precisar passar por procedimento cirúrgico com objetivo de movimentar os braços. A cirurgia chamada de Rizotomia Dorsal Seletiva já tem data marcada, será no dia 30 de outubro de 2019 na......
Raiva pode ter causado morte de cavalo em Siderópolis03/09/19 Foto: Siderópolis Noticias Um equino (cavalo) morreu na localidade de Jordão Alto, em Siderópolis. De acordo com o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, o......

Voltar para Cidades