Postado em 05 de Junho de 2019 às 08h26

Prefeito de Passos Maia propõe parceria entre município e Incra para titularização de lotes

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina O prefeito Leomar Listoni propôs uma parceria entre o município de Passos Maia e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária)...

O prefeito Leomar Listoni propôs uma parceria entre o município de Passos Maia e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para o trabalho de regularização dos títulos das propriedades rurais. O assunto foi tratado durante uma visita feita ao superintendente do Incra em Santa Catarina, Nilton Tadeu Garcia, na última semana, em viagem a Florianópolis.

A maioria das propriedades no interior do município ainda não possui um levantamento topográfico e a documentação necessária para os cartórios emitirem os títulos. “Acontece que o Incra vem sem orçamento nos últimos anos, os governos vem fazendo cortes e o Incra não tem as condições necessárias para fazer os encaminhamentos”, explica Listoni.

Com base na situação, o prefeito propôs um termo de cooperação técnica para que o município disponibilize pessoas e veículos e dê andamento às atividades. “Juntamente com um funcionário do Incra, que deverá ser disponibilizado de Chapecó, o município vai oferecer as condições para dar os encaminhamentos. Não estamos prometendo titularização nenhuma de lotes, estamos oferecendo a nossa estrutura de trabalho para tentar regularizar esses lotes”, acrescenta Listoni.

A estimativa é que Passos Maia possua em torno de 500 lotes rurais. No entanto, há casos de inadimplência que prejudicam a possibilidade de regularização dos imóveis. “Acreditamos que em torno de 300 lotes estejam à disposição para a regularização. Isso vai dar um trabalho de muitos dias. Mas acreditamos que podemos contribuir”.


Feira no final do ano

Listoni também aproveitou a viagem à capital catarinense para visitar o gabinete do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia, e fazer o convite para a feira programada pelo município para as comemorações do aniversário. Exposições, shows e outras atrações devem fazer parte da programação no final do ano. Uma visita com o mesmo fim também foi feita na Secretaria de Estado da Agricultura.

“Na Alesc nós tivemos a sinalização positiva de que vai participar e contribuir financeiramente para a realização do evento. Na Agricultura só foi feito o convite, o secretário não respondeu porque o governo atual tem contingenciado gastos. Mas a gente convidou para a participação e contribuição financeira, agora vamos aguardar a resposta”, concluiu o prefeito.

Veja também

Empreendedores de Abelardo Luz conhecem sistema de garantia de crédito22/05/19 O sistema de garantia de crédito oferecido pela Sociedade de Garantia de Crédito (SGC - GaranteOeste/SC) foi foco de um evento que reuniu cerca de 60 empreendedores de Abelardo Luz, no Oeste catarinense. A iniciativa faz parte das ações da Semana Nacional de Educação Financeira e da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que segue com atividades até esta......
Estradas das Linhas Carola Maia e Santa Lúcia em Xaxim recebem manutenção26/08/19 O Governo de Xaxim através da equipe de execução de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura, continua realizando trabalhos de recuperação nas estradas do interior do município. Na última semana foram......

Voltar para Cidades