Postado em 24 de Abril às 10h38

Paroquia São Luiz Gonzaga realiza II Seminário sobre os Direitos dos Imigrantes

Portal DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina No próximo dia 02 de maio acontece no Salão Paroquial em Xaxim, às 19h30min, o II Seminário sobre os Direitos dos Imigrantes. O objetivo do encontro...

No próximo dia 02 de maio acontece no Salão Paroquial em Xaxim, às 19h30min, o II Seminário sobre os Direitos dos Imigrantes. O objetivo do encontro será promover um maior conhecimento e entendimento dos direitos legais dos imigrantes em território nacional, especialmente no que se refere ao Direito à Saúde, à Educação, à Assistência Social e ao Trabalho. Haverá a participação de profissionais dessas áreas, contribuindo no debate e no esclarecimento das questões relacionadas aos direitos dos imigrantes.
De acordo com um dos organizadores do evento, Valnei Brunetto que faz parte da Pastoral, estima-se que em Xaxim tenha em torno de 1.500 imigrantes em sua maioria haitianos e senegaleses. "Este seminário vem discutir uma lei federal recente da qual dispõe que todo imigrante tem os mesmos direitos dos nativos, ou seja, dos brasileiros. No evento vamos discutir os quatros pilares dos direitos que são o acesso a Educação, Saúde, Assistência Social e Trabalho", destaca.
A pastoral da Igreja também realiza várias ações sociais em prol dos imigrantes como Curso para Secretárias do lar, Aulas gratuitas de portugues além de fazer a acolhida a todo imigrante que chega ao município.
Dados de imigração
Dados da Acnur dão conta que cerca de 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a sair de casa. Entre elas estão quase 25,4 milhões de refugiados, mais de metade dos quais são menores de 18 anos. Há também 10 milhões de pessoas apátridas às quais foram negadas a nacionalidade e o acesso a direitos básicos como educação, saúde, emprego e liberdade de circulação. 

Veja também

Abertura de empresas em até cinco dias é meta de novo presidente da Jucesc20/03 Facilitar a vida do empreendedor catarinense, desburocratizar e diminuir o tempo necessário para a abertura de empresas. Esses são os objetivos do empresário Juliano Chiodelli, novo presidente da Junta Comercial do Estado de Santa......

Voltar para Cidades