Postado em 24 de Janeiro às 09h33

O amor por caminhões que move e faz o menino Arthur sonhar

Jovem de Xanxerê, com paralisia cerebral, vira ator de comercial da Mercedes Benz, com direito a participação do cantor Daniel. 

Por Joimara S.Camilotti

Xanxerê – Da varanda de casa, deitado em um colchão, o olhar fica dividido entre o notebook e a BR 282. Assim são os dias de Arthur Ferreira que, aos 23 anos, portador de paralisia cerebral desde os quatro meses, descobriu a paixão por caminhões.


Desde pequeno e com uma inteligência imensa, o xanxerense sempre demonstrou amor por veículos grandes transformando suas ideias em desenhos. Terminou o segundo grau, frequentou a APAE, fez o Enem, tudo superando suas limitações físicas e motoras. Sem conseguir falar, Arthur encontrou na informática um meio de se comunicar com o mundo. Através de aplicativos começou a seguir o que mais adora, a paixão por caminhões.


Iniciou o contato com um caminhoneiro daqui, outro dali, tudo por meio de mensagens pelo computador, onde ia identificando onde moravam e fotografando os caminhoneiros que passavam pela BR 282. Aos poucos foi conquistando amigos virtuais da rodovia que faziam o trajeto buzinando e acenando ao chegar próximo a casa do garoto.


Sua paixão também lhe trouxe um pouco de auxílio financeiro, pois sua família arca com muitos custos de remédios e Arthur começou a transformar seus desenhos em adesivos e comercializá-los entre os caminhoneiros amigos.

Ponto de Parada: Casa do Arthur
Aos poucos, os caminhoneiros começaram a pegar a paralela da BR 282 e visitar a casa do garoto. Conhecer quem era aquele menino que se comunicava por mensagens. Destes encontros, um dos amigos conhecido como “Pouca Sombra”, pediu se poderia gravar um vídeo com Arthur e aí tudo começou a “bombar”.


A repercussão da história do Arthur foi ganhando destaque e chegou até a Mercedes-Benz. A avó conta que no final do ano passado receberam uma ligação convidando o Arthur para conhecer a empresa em São Paulo e gostariam de saber se ele teria condições para fazer uma viagem e permanecer lá por três dias. É claro que a resposta foi um sim.

De Xanxerê para um passeio inesquecível na Mercedes-Benz
Arthur embarcou no avião em Chapecó rumo a São Paulo. Por lá recebeu o cuidado necessário, transporte adaptado, alimentação e hospedagem, tudo custeado pela empresa. O menino sorridente da Capital do Milho teve o privilégio de conhecer o processo de fabricação daquilo que mais ama, um caminhão. Não bastasse, Arthur e a mãe Eleandra receberam mais um presente. O cantor sertanejo Daniel entrou na história de surpresa e a visita resultou em um comercial da marca.


Arthur nem precisa falar para que as pessoas percebam a imensa felicidade que sentiu em conhecer toda a fabricação, além, é claro, do privilégio de ter momentos com o cantor Daniel.


Se ele ainda tem um sonho? Sim, ele demonstra apontando para o computador. O jovem quer cursar uma faculdade de informática, mas precisa que o local tenha uma adaptação, pois não consegue permanecer muito tempo sentado.


Até o final deste mês, Arthur ainda vai estar colhendo os frutos da viagem que fez à Mercedes-Benz. Ele vai receber da própria empresa uma cadeira totalmente moderna, com farol, rádio amador, carregador de celular e no formato da frente de um caminhão. Também recebeu o convite de um médico de Chapecó para visitar a empresa Volvo de caminhões. Mais uma conquista do jovem que, mesmo com todas as suas limitações, não deixa o sorriso sair do rosto e conta com o apoio de toda a família e dos amigos da estrada.
 

Veja também

Prefeitura de Xanxerê avalia construção de ponte de aço na Linha Salete20/05 Em visita a coordenadoria regional da Defesa Civil, o prefeito em exercício Ivan Marques conheceu uma nova tecnologia, que se trata da construção de pontes em aço. Um orçamento foi realizado para a construção de uma, na Linha Salete e será avaliado pela administração. A empresa que detém a tecnologia é de São Bento do Sul e......
Autoridades de Marema buscam reativação da balsa18/01 Depois de mais de 50 anos de operação, está interditada pela Marinha, a balsa que faz a travessia entre os municípios de Marema e Quilombo, através do Rio Chapecó....

Voltar para Cidades