Postado em 04 de Setembro às 15h19

Não há vacina pentavalente, informa Secretaria de Saúde de Xaxim

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Nos últimos dias, os postos de vacinação municipal apresentaram a falta de um insumo importante. A vacina pentavalente, aplicada em crianças de...

Nos últimos dias, os postos de vacinação municipal apresentaram a falta de um insumo importante. A vacina pentavalente, aplicada em crianças de dois, quatro e seis meses de idade e que protege contra difteria, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza B, está em falta. A situação incômoda atinge grande parte do Brasil. O imunobiológico importada é adquirida através de licitação internacional e a responsabilidade pela aquisição e distribuição é do governo federal.

A vacina pentavalente vem da Índia, pois não há laboratório produtor no Brasil. Por ter origem estrangeira, o medicamento passa por diversas avaliações antes de ser liberado para aplicação. Dentro de suas atribuições, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), suspendeu a distribuição porque, desde maio, lotes enviados por um dos fabricantes não atendiam os requisitos de qualidade.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que mantem contato permanente com órgãos responsáveis, exigindo que a situação se normalize o mais breve possível. No entanto, cabe ao município, a aplicação e armazenamento das vacinas. A distribuição dos imunobiológicos da rede pública é de responsabilidade do Ministério da Saúde.

Veja também

Prefeitura de Xaxim assina ordem de serviço para pavimentação da Rua Zeferino Dall’Igna, no Bairro Santa Terezinha14/05 No início da tarde desta terça-feira (14), o Prefeito de Xaxim Lírio Dagort, Vice-prefeito Adriano Bortolanza, os vereadores Antônio Jaime Fortunatto da Silva e José Mauro Assis, assim como a Engenheira Civil Mireli Rocha e representantes da empresa responsável, estiveram na Rua Zeferino Dall’Igna, no Bairro Santa Terezinha, onde, assim como em trecho da Rua Felisbino......

Voltar para Cidades