Postado em 16 de Janeiro de 2019 às 09h13

Governo do Estado terá Central de Atendimento aos Municípios dentro da Casa Civil

“Nós teremos um atendimento privilegiado dentro da Casa Civil com essa nova estrutura, até para atender a demanda, que pode ser um resultado da extinção das ADRs, mas também todos os convênios e as ações que o município tinha com o Estado", disse o governador. 

Florianópolis - O Governo do Estado terá uma Central de Atendimento aos Municípios. O anunciou foi feito, na terça-feira, 15, pelo governador Moisés durante a posse do novo Conselho Executivo e Fiscal da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), evento ocorrido na sede da Federação das Indústrias (Fiesc), em Florianópolis. A estrutura ficará dentro da Secretaria de Estado da Casa Civil e servirá para fazer a interlocução com as prefeituras das 295 cidades catarinenses.


“Nós teremos um atendimento privilegiado dentro da Casa Civil com essa nova estrutura, até para atender a demanda, que pode ser um resultado da extinção das ADRs, mas também todos os convênios e as ações que o município tinha com o Estado. Tudo isso será mantido nas devidas pastas, para onde vão migrar os servidores que atuavam nas ADRs. Então não haverá nenhum prejuízo no relacionamento dos municípios com o Estado de Santa Catarina”, afirmou.


Em seu discurso aos prefeitos, de aproximadamente 12 minutos, Moisés salientou a importância de um convívio harmonioso entre os entes federativos. O governador disse que um Estado só é forte se seus municípios tiverem pujança. Por conta disso, elegeu o desenvolvimento econômico como uma prioridade para os próximos quatro anos:


“Nós entendemos que o crescimento dos municípios é o crescimento de Santa Catarina. Não há nada desconectado. Se nós tivermos municípios fortes, Santa Catarina, como Estado, será forte. Nós temos que fortalecer os municípios. E mais: penso que as associações de municípios podem suprir esse papel que as ADRs, agora extintas, deixarão de fazer”.


O secretário Douglas da Borba, da Casa Civil, também compareceu ao evento na Fiesc e garantiu que a Secretaria estará de portas abertas para atender todos os prefeitos. A vice-governadora Daniela Reinehr foi outra que prestigiou a posse, expressando seu apoio ao municipalismo.


Novo conselho da Fecam


Durante o evento na Fiesc, tomou posse como presidente da Fecam o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli. Ele substituiu a prefeita Sisi Blind, de São Cristóvão do Sul, que estava de forma interina na presidência, compartilhada com o prefeito de Itajaí, Volei Morastoni, no último ano. Também foram empossados o prefeito de Balneário Piçarras (AMFRI), Leonel José Martins, como 1º vice-presidente; o prefeito de Itapoá (AMUNESC), Marlon Roberto Neuber, como 2º vice-presidente; o prefeito de Itapiranga (AMEOSC), Jorge Welter, como 3º vice-presidente; o prefeito de Pomerode (AMMVI), Ércio Kriek, como 1º secretário; e o prefeito de Mafra (AMPLANORTE), Wellington Roberto Bielecki, como 2º secretário.
 

Veja também

Prefeitura de Xanxerê emite decreto de situação de emergência em razão dos danos causados pelas chuvas07/06/19 O prefeito Avelino Menegolla assinou, nesta sexta-feira (7), o decreto de situação de emergência nas áreas afetadas pela chuva intensa, registrada no dia 30 de maio. Conforme dados da Defesa Civil, das 00h até ás 14 horas, o volume de chuva chegou a 138mm, causando danos e prejuízos, como alagamento e deslizamento, tanto no comércio como na área rural......
Curso de Projetos Culturais reúne participantes de dez municípios da AMAI27/06/19 Realizado pela primeira vez na região AMAI, o curso de Elaboração de Projetos Culturais, ministrado pela especialista em ensino da arte, arte educadora, produtora cultural, consultora e assessora em projetos culturais,......

Voltar para Cidades